23 de março de 2010

Dia Mundial do Teatro

22 de março de 2010

Árvores em Verso


A Biblioteca Escolar promoveu esta iniciativa, em articulação com o Grupo Disciplinar de Ciências Naturais, o Projecto Eco-Escolas e as docentes de Língua Portuguesa, para assinalar o Dia Mundial da Água, da Árvore e da Poesia.
A partir de um tronco desfolhado, colocado à entrada da Escola para o efeito, foi solicitado a todos os alunos que, dando asas à sua criatividade, recortassem folhas, de preferência em materiais reciclados, e nelas escrevessem textos alusivos à Arvore, para fazer renascer a vida na copa (até então despida) desta nossa árvore.
O melhor trabalho será seleccionado e premiado e, posteriormente, divulgado neste blogue.

18 de março de 2010

Bibliocabaz


Aproveitámos a presença do escritor Pedro Seromenho e pedimos-lhe que fosse ele a sortear a rifa vencedora do nosso Bibliocabaz.
E a feliz contemplada foi Mónica Morais, funcionária da reprografia da nossa Escola, a quem desejamos, desde já, boas leituras.

14 de março de 2010

Encontros com o escritor Pedro Seromenho






No passado dia 12 de Março, a nossa Escola recebeu a visita do escritor e ilustrador Pedro Seromenho. O convite foi direccionado pela Biblioteca Escolar do Agrupamento e contou com o apoio da Associação Manteigas Solidária.
O autor apresentou os seus livros A Nascente de Tinta e 900 - História de um rei, em três palestras destinadas aos alunos dos 2º e 3º ciclos.
À medida que o nosso convidado ia conversando com os alunos sobre as suas obras e o acto de escrever, ia desenhando uma ilustração gigante de acordo com as sugestões do seu público.
No final, houve ainda tempo para uma sessão de autógrafos.

9 de março de 2010

Leituras Partilhadas


No "Dia sem Computadores", assistiu-se, na Biblioteca, a uma interessante partilha de leituras durante os intervalos.
O primeiro a participar nesta actividade foi o Director do Agrupamento, Renato Madureira Alves, que escolheu o escritor José Luís Peixoto para apresentar aos alunos. Para o efeito, leu um excerto da obra intitulada Cal, deixando transparecer o seu gosto pela leitura e por este escritor em particular. Aproveitou para elogiar a iniciativa do "Dia sem Computadores", por acreditar que, muitas vezes, os computadores desviam a atenção dos alunos de outros objectos igualmente importantes, como os livros, e alertou ainda para os perigos associados à utilização da Internet e das redes sociais.
Seguiu-se a professora Paula Barata, que leu, de forma emocionada e cativante, excertos da obra Pedro Alecrim, de António Mota.
No último intervalo do dia, coube à professora bibliotecária do Agrupamento, Eulália Pereira, partilhar com os alunos uma das leituras da sua vida: O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry. A partir da leitura de pequenos excertos da obra e da exploração de algumas aguarelas do autor, chamou a atenção dos alunos para a importância de «cativar» os outros e mostrou-lhes que "o essencial é invisível aos olhos".

Dia sem Computadores


Este foi um "Dia sem Computadores" na Biblioteca Escolar.
O objectivo? Mostrar aos alunos que há vida na Biblioteca para além dos computadores.

7 de março de 2010

Feira do Livro

2 de março de 2010

Semana da Leitura


O Agrupamento de Escolas de Manteigas celebra a Semana da Leitura entre os dias 08 e 12 de Março.
Os objectivos são, ao longo destes cinco dias, promover o gosto pelo livro e pela leitura, desenvolver competências de leitura, promover o contacto com livros e autores portugueses, sensibilizar para a importância da leitura na sociedade actual, desenvolver o espírito estético e artístico e reforçar a relação Escola-Meio.
Para alcançar os objectivos propostos, estão já calendarizadas as seguintes actividades:
- Feira do Livro, a decorrer, na Biblioteca, entre os dias 08 e 10 de Março;
- Encontros com o escritor Pedro Seromenho, ao longo da manhã do dia 12 de Março.
Para mais informações sobre estas e outras actividades, dirige-te à Biblioteca.