15 de março de 2016

Ceia Medieval

    No âmbito da comemoração do feriado Municipal decorreu no Agrupamento de Escolas de Manteigas uma Ceia Medieval com leitura de excerto do Foral Manuelino. Os  trajes foram confecionados pela professora Cristina Rojão com o apoio de “O Capote".

9 de março de 2016

Encontro com Rogélia Proença dia 17 de março



Rogélia Proença é escritora, poetisa, contista. É autora da trilogia poética, “Um Amor que vence Chronos”, “O Livro dos Silêncios” e “Pó de Estrelas” e ainda “Papel de Seda” (para os mais novos).
Possui variadíssimas participações em antologias com outros autores, em várias editoras.
É professora de Português e Francês. Formou-se na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em Língua e Culturas Portuguesas. Estudou e Didática em UBI - LCPD (pós-graduação)

Especializou-se em Vergílio Ferreira (e participou como palestrante nos Colóquios vergilianos de Gouveia), Pedagogia Integrada de Línguas (UBI, estando os seus trabalhos publicados na revista literária da Universidade) e os Poetas Líricos do tempo de Camões, dilucidando homonímias e autorias (Coimbra).
 Nasceu na Covilhã, espaço que continua a identificar como um pequeno paraíso.
Dinamizadora dos Clubes Gáliamania e Clube dos Leitores Vivos.. Verificar também, a propósito da aprendizagem do Francês, o site da professora: http://www.prof2000.pt/users/rogelia ou www.galiamania.blogspot.com
É professora, Mãe, voluntária, escuteira, responsável pela edição de um jornal,  (O Lenço Castanho), cronista, membro ativo da Associação Portuguesa de Poetas.
Os seus blogues são: Livro dos Silêncios Blog, Palavras Andarilhas, (Clube Leitores Vivos/ Língua Portuguesa), Palavras Programadas, Gáliamania.



8 de março de 2016

Sem raízes não há asas: a cultura, o modo de pensar sentir e agir

   Decorreu, dia 24 de fevereiro, a atividade “Sem raízes não há asas: a cultura, o modo de pensar sentir e agir” dinamizada pelos alunos do 12.º ano, sob orientação da professora de filosofia Sara Ramos e com a participação de alguns membros da comunidade educativa que partilharam as suas vivências noutros países e com outras culturas,
    Esta atividade pretendeu refletir sobre a riqueza da diversidade dos valores, bem como a importância do diálogo intercultural.

Concursos de Poesia

 No “Concurso de Poesia” que se realizou no âmbito da Semana da Leitura participaram as turmas do 5.º, 6.º e 7.ºanos. Numa primeira fase, os alunos foram motivados em contexto de sala de aula pelas professoras, com a audição da declamação de poemas (Mário Viegas e João Villaret), tiveram conhecimento do respetivo regulamento do concurso e na sala de aula foram elaborados os poemas tendo por base o tema “Solidariedade”.     
     Após a realização dos mesmos, os alunos recorreram ao Word (facultativo) para ultimarem o seu trabalho e a material de desenho para ilustrarem os poemas (facultativo); posteriormente os alunos escolheram os três melhores poemas de cada turma e o júri, após uma análise cuidada, procedeu à escolha do 1.º, 2.º e 3.º lugares por ano. Os poemas foram afixados na Escola e procedeu-se à declamação dos mesmos na Biblioteca da escola, pelos respetivos alunos. 

     A estes foi entregue um diploma e uma pequena lembrança; aos restantes alunos foi entregue um diploma de participação. A atividade foi considerada positiva pelos alunos e pela equipa responsável. A docente referiu ainda que os alunos do 5.º ano dirigiram-se, por diversas vezes, com a professora à biblioteca com a finalidade de requisitarem livros e procederem a uma leitura autónoma dos mesmos.






Foram muitos os alunos que escreveram poesia para o concurso "Faça lá um poema".

O poema “Borboleta o que fazes tu?" daluna Maria Barroso de Sá,  do 6.º ano foi o selecionado.