26 de abril de 2016

"Relembrar o dia da revolução"

  Para relembrar algumas lembranças do dia da Revolução, as professoras da Biblioteca Escolar dinamizaram uma apresentação sobre o 25 de abril de 1974, na Unidade de Cuidados Continuados e no Lar de Idosos de Manteigas.

Alguns dos utentes presentes partilharam algumas das suas vivências e cantaram canções de abril.

Concurso Nacional de Leitura


   Na Biblioteca Municipal de Fornos de Algodres decorreu no dia 15 de abril, a 10ª edição da Final Distrital da Guarda do Concurso Nacional de Leitura (CNL) à qual concorreram 20 escolas e 84 alunos do 3º ciclo e secundário. 
   O Concurso Nacional de Leitura, de âmbito nacional, desenvolveu-se em três fases distintas. Durante a 1ª. fase, os concorrentes do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Secundário candidataram-se através das respetivas escolas. No início do 2º. trimestre, cada escola selecionou por meio de provas de escola os três alunos vencedores candidatos à Prova Distrital.
       
     Os concorrentes realizaram um teste escrito, tendo sido selecionados 5 elementos de cada grau de ensino que fizeram as provas orais.

   
O júri congratulou-se com a qualidade dos concorrentes, o empenhamento dos alunos, das escolas e dos professores num concurso que desenvolve hábitos de leitura, que contribuirão para uma maior participação cívica, cultural e educativa para a construção de um país mais informado e melhor.


"Gostei de participar pois este concurso motivou-me para a leitura; achei que a prova tinha muitos pormenores que era preciso ter em mente; conheci muitas pessoas e alguns lugares novos, pelo que foi um dia muito divertido."
                                                                                                                     Bárbara Cavaca

7 de abril de 2016

"Prova Final de Multiatividades" e passeio "À descoberta de Manteigas"



No dia 7 de abril vai decorreu em Manteigas a prova final de “Multiatividades de Ar Livre” (MAAL) da zona de intervenção do Desporto Escolar da região da Guarda. 
Esta modalidade é uma disciplina que se carateriza pela prática de aventura e exploração da natureza tendo como base um percurso de Orientação.
O principal objetivo das MAAL é desenvolvimento de Provas de Aventura, entendidas como um tipo de atividades desportiva que promova o trabalho em equipa. Estas são compostas obrigatoriamente por elementos de ambos os sexos, contribuindo também desta forma para a igualdade de género.
As equipas compostas com quatro a seis elementos, munidos de um mapa,  tentaram fazer o percurso certo, por forma a encontrarem as Balizas com os respetivos códigos solicitados no cartão de controlo no menor tempo possível, mas, para isso também tiveram de realizar atividades, como, Escalada, BTT, Slackline, Tiro com Arco e Provas Ambientais.
Em colaboração com a biblioteca escolar foi elaborado um mapa com um percurso mais acessível, por forma a participarem todos os alunos do Agrupamento de Manteigas que não estejam inscritos no clube de MAAL, intitulado “À Descoberta de Manteigas”. Estes alunos compostos em equipas mistas com um professor, munidos de um mapa, foram à descoberta de locais da vila, por forma a completarem um questionário.
No final, certamente ganharam todos pela convivência em equipa, partilha de saberes, práticas variadas de atividade física/melhor condição física e experiência obtida.
Os professores responsáveis, agradecem à Câmara Municipal de Manteigas, G.N.R., Empresa Glaciar e Bombeiros Voluntários de Manteigas, pela colaboração/prontidão no apoio à realização do evento."

6 de abril de 2016

Semana da Leitura 2016