30 de janeiro de 2017

Encontro com Lúcia Morgado e o projeto "Uma mão - cheia de histórias"


Lúcia Morgado esteve no Agrupamento de Escolas de Manteigas apresentar o seu projeto "Uma Mão-Cheia de Histórias" onde também estiveram presentes os utentes do lar de idosos.
As crianças do pré-escolar trabalharam previamente algumas das histórias e decoraram o espaço com trabalhos alusivos à obra. Foi uma sessão muito animada que conseguiu motivar para a importância da leitura. 
Os materiais pedagógicos fornecidos foram posteriormente trabalhados em sala de aula.

Lúcia Morgado é  professora e tem lecionado no Pré-Escolar, 1º e 2º Ciclos. Durante seis anos foi Coordenadora na Associação de Professores Pró-- Ordem. Atualmente é Professora Bibliotecária e professora de Inglês na escola João de Barros - Agrupamento de Escolas Grão Vasco de Viseu.

 “Uma Mão-Cheia de Histórias” é um livro que, através de 5 histórias, algumas delas baseadas em factos reais passados nas terras de Azurara, pretende motivar os leitores mais pequenos para a leitura, mostrando-lhes que ler é importante e divertido. Através de duas bonecas: Li Li e Ri Ri, as autoras partilham leituras, afetos e aventuras. Recorrendo a uma linguagem rimada, tão ao agrado das crianças, mostram a importância e a magia da leitura através da sua experiência de vida e da abordagem de várias obras, autores e personagens que fazem parte do imaginário de qualquer criança. O apelo ao valor da amizade, à adoção de hábitos saudáveis de alimentação e à persistência para que cada um consiga realizar os seus sonhos, são uma constante.

Sessão escolar do projeto "Parlamento Jovem"

Decorreu hoje, na biblioteca escolar, a sessão escolar do projeto Parlamento dos Jovens que este ano tem como temática “Os jovens e a constituição - tens uma palavra a dizer". Este tema surge no contexto da comemoração dos 40 anos da constituição de 1976. Esteve presente o deputado Santinho Pacheco do Círculo Eleitoral da Guarda.


18 de janeiro de 2017

AJUDARIS´16 Histórias de Encantar escritas por jovens autores



Concurso Nacional de Leitura 11.ª Edição 2016-17 - Fase de Escola

O objetivo central do Concurso Nacional de Leitura é estimular o treino da leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral.
       No dia 11 de janeiro, decorreram as provas de escola na biblioteca do Agrupamento de Escolas de Manteigas onde foram selecionados os 3 vencedores do 3.º ciclo que competirão em abril, na Fase Distrital:


Bárbara Duarte Cavacas 
Adriana Abrantes Gonçalves 
Alexandra Abrantes Gonçalves


As obras lidas foram:

"O Colar" de Sophia de Mello Breyner Andersen e 
"História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar" de Luís Sepúlveda.