Mostrar mensagens com a etiqueta Actividades. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Actividades. Mostrar todas as mensagens

24 de janeiro de 2013

Escritor do mês:Fernando Pessoa

     O escritor do mês de janeiro é Fernando Pessoa. A BE lança-te novamente um desafio. Cria uma reportagem sobre quatro poemas deste autor extraídos da sua coletânea de poemas Mensagem, nomeadamente Horizonte, Mar Português, O InfanteO Mostrengo.
  Entrega o teu trabalho na BE. A melhor reportagem será divulgada aqui no blogue. Votos de bom empenho e excelente desempenho, com todo o nosso apoio bibliotecário!

21 de janeiro de 2013

Dia Nacional da Cultura Científica e convite para palestra



No âmbito da comemoração do Dia Nacional da Cultura Científica foram realizadas as seguintes atividades: no dia 30 de novembro, no espaço da Biblioteca Escolar (BE), foi elaborada uma exposição de trabalhos, em forma de maqueta, feitos pelos alunos das turmas do 7.º ano de escolaridade, subordinados ao tema da exploração espacial, no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e Físico-Química. 
Durante o mesmo dia, foi feita a divulgação do poema “Poema da malta das naus” de António Gedeão, musicado por Paulo Valentim e cantado pela fadista Katia Guerreiro, tendo sido continuamente reproduzido durante todo o dia na BE; procedeu-se à elaboração de uma ilustração do mesmo poema, por parte do professor António Garcez, a qual servirá de base à criação de um postal, da coleção de postais iniciada há 3 anos, visando a divulgação de poemas de António Gedeão, elaborados pela professora da equipa da biblioteca, Georgina Candeias. Este postal será publicado no dia 22 de janeiro, dia em que terminaremos as atividades com a palestra “Astronomia e Tecnologia Espacial no Quotidiano, que será proferida pelo professor doutor Rui Silva, do departamento de Física da Universidade de Coimbra, pelas 14:30, no Centro Cívico de Manteigas, dirigida aos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e aberta a toda a comunidade. Desde já convidamos todos a participarem! Votos de boas participações e aprendizagens!

17 de janeiro de 2013

Concurso CNL: 1.ª fase a nível de escola

     
Imagem daqui
     No passado dia 4 de janeiro, realizou-se na nossa escola a primeira fase do Concurso Nacional de Leitura (CNL). Os alunos empenharam-se na realização das provas, pelo que lhes expressamos os nossos Parabéns Bibliotecários. Houve necessidade de desempatar o 3.º lugar através da prova de desempate. Ficaram apurados para a 2.ª fase (fase distrital) do CNL, os alunos Duarte Miguel Ramos Carvalhinho, Matilde Registo Costa, do 7.º B e Vânia Santos Neves do 9.º A. Continuem a participar nos concursos do PNL!

13 de novembro de 2012

Vinda do escritor Pedro Belo Clara

imagem daqui

     
     No próximo dia 21 de novembro, a  BE vai dinamizar três sessões de poesia com a presença do escritor Pedro Belo Clara, que gentilmente aceitou o nosso convite. Assim, expomos o conteúdo das respetivas sessões que decorrerão  na nossa BE: 
10h15 min.: 1.ª sessão para duas turmas do 7.º ano onde o escritor discursará sobre a sua experiência como poeta e escritor, e abordará os temas e assuntos dos seus poemas;
11h00 min.: 2.ª sessão de poesia para três turmas do 8.º ano onde o poeta dará o seu testemunho como escritor e falará da sua vida e obra, abordando os temas e assuntos dos seus poemas;
14h15min.: 3.ª sessão de poesia para duas turmas do 9.º ano, onde Pedro Belo Clara falará da sua experiência como poeta e escritor, declamará  e transmitirá a sua interpretação em relação a quatro poemas de Fernando Pessoa que fazem parte do programa do 9.ºano: Mar Português; O Infante; Horizonte e O Mostrengo.

Contamos com a tua presença e intervenção! 

8 de novembro de 2012

Dia de São Martinho




     Com a aproximação do 11 de novembro, a escola veste-se de trabalhos alusivos ao S. Martinho para relembrar tradições, lendas e provérbios que passam de geração em geração. O ambiente cromático de verdes, amarelos e castanhos traz para dentro do agrupamento os tons únicos da paisagem manteiguense, onde a castanha é rainha, na valsa constante das folhas dos castanheiros que caem a rodopiar ao sabor do vento e da chuva. Num ambiente de  preparação do magusto escolar que será no dia 12 de novembro, os alunos elaboraram nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica do 2.º ciclo, diversos trabalhos sobre a efeméride, que complementaram com quadras que pesquisaram na internet, com recurso aos computadores da BE. Para saberes mais sobre esta época, carrega nas palavras destacadas desta mensagem. Votos de bom verão de S. Martinho!

31 de outubro de 2012

Halloween... Dia das Bruxas

Imagem daqui

Hoje, dia 31 de outubro, é o Dia das Bruxas. A BE não podía deixar passar a data sem te dar a conhecer algumas curiosidades. Sabias que  o Halloween equivale ao Dia de Todos os Santos e Finados havendo uma mistura de tradições pagãs e cristãs, sobretudo nos países da Europa do Norte. Os países de origem hispânica comemoram o Dia dos Mortos e não o Halloween. É claro que este dia está repleto de imagens e respetiva simbologia. Sabias que  a abóbora simboliza a fertilidade, as velas servem para iluminar o caminho das almas do outro mundo, a aranha simboliza o destino bem como a perseverança na concretização dos nossos sonhos... Mergulha no mundo da fantasia alusiva à data e descobre mais em http://ilove.terra.com.br/lili/palavrasesentimentos/halloween_historia.asp .
Aproveita as atividades preparadas pelos nonos anos e diverte-te com jogos alusivos à data em
Imagem daqui
http://www.brincar.pt/jogos-dia-das-bruxas.html . Saudações bibliotecárias!

14 de outubro de 2012

DEL na BE

Imagem daqui
    
    No passado dia 26 de setembro, os alunos do ensino pré-escolar de Sameiro e Manteigas dirigiram-se à nossa BE para desfrutarem de um dia de atividades alusivas ao Dia Europeu das Línguas. Passo a passo, entoando A Portuguesa, os nossos pequerruchos chegaram à escola com balões com as cores da bandeira nacional. E vinham com a lição bem sabida: todos entoaram, alto e bom som, um Bom Dia  em português, inglês, espanhol, francês e alemão. Que maravilhosos poliglotas de  palmo e meio!
     De seguida puderam ouvir a canção "Mon Essentiel", de Emmanuel Moire cantada pelos alunos do 9.º B. Depois, sentaram-se bem a jeito para assistirem a um pequeno teatro de fantoches sobre a Princesa Europa. As palmitas fizeram-se ouvir... 

     De seguida, fizeram o que mais gostam de fazer: pintaram bandeiras e desenhos, aprendendo simultaneamente a dizer "olá", "pão" e "bom dia" em algumas línguas europeias. Também aprenderam a identificar e pintar elementos e curiosidades de alguns países da União Europeia. Esperamos que tenham passado um dia diferente e agradável.


Bem-haja a todos.
Agradecimentos bibliotecários da parte de toda a equipa da BE!

25 de setembro de 2012

Dia Europeu das Línguas


Olá amiguinhos!
A BE deseja-vos um excelente ano escolar. Além do espaço para pesquisa autónoma, leitura, trabalho e lazer, este ano, a programação semanal da BE tem um formato diferente. Podes consultá-la nos placares habituais e aproveitar todas as atividades e recursos construídos ao longo do presente ano letivo.Este ano, o tema da semana da leitura  é o mar.
A BE terá uma temática mensal associada ao mar. Este mês, a temática é A Europa: seus mares e oceanos, também a pensar no DIA EUROPEU DAS LÍNGUAS(DEL). Assim, em conjunto com o departamento de línguas, a equipa da BE e a professora bibliotecária  apresentar-te-ão no dia 26 de setembro, exposições, um conjunto de atividades e um pequeno teatro sobre a Princesa Europa. Disfruta e aproveita para saberes mais sobre a importância das línguas na Europa consultando o Centro de Informação Europeia Jacques Delors. Além disso, consulta também os atlas, as enciclopédias e os dicionários que esperam ser abertos por ti, na nossa BE.                                                                         
Saudações biliotecárias 
Bonne rentrée! Bom ano!Have a nice schoolyear!

30 de abril de 2012

Atividades da Semana da Leitura


      Na Semana da Leitura, que decorreu de 5 a 9 de março, a BE organizou, em articulação com o departamento de línguas, uma feira do livro; proporcionou ao pré-escolar e primeiro ciclo, sessões de contos sob o tema “Tradicionalmente...a aprender com a diferença”(atividade dos docentes da educação especial articulada com a BE) e ofereceu à comunidade educativa e civil, o Manteigasópestana. Eternizámos este último em muitas imagens. Aqui estão algumas... 


     Em articulação com o nosso projeto educativo, procurámos convidar todos a ler, de forma voluntária, em vários recantos da escola, desde a BE, onde havia "piscadelas de leitura", à sala Camões; desde a "Sala dos artífices", à "Sala dos pequenos graúdos", passando pela sala "Do outro lado do espelho" até à sala "Da Ciência à Experiência". E todo este percurso sob o pretexto de sensibilizar as comunidades educativa e civil para as diversas formas de arte, interligadas e resultantes dos contatos com o livro, nomeadamente a música, a pintura, a modelagem, a arte de representar, a arte de recitar poesia, o fado ou a experiência científica, despertando e sensibilizando para a cooperação e solidariedade, sob as mais diversas formas. A comprová-lo está o trabalho articulado e coeso de professores, alunos, assistentes e técnicos operacionais, da Associação ATIVA, do clube de teatro, de convidados especiais, da escritora Teresa Duarte Reis e o apoio do Município de Manteigas, que fizeram brotar dos livros histórias e personagens maravilhosas. Para todos eles, o nosso Bem-haja bibliotecário!
     E para  colmatar este preâmbulo rematamos com um pequeno epílogo de louvor ao livro e à leitura:
"Afinal, o que é um livro? O que é ler?
Um livro é a personificação de um ser.
Ler é caminhar de braço dado.
Ler é conhecer o que alma oculta.
Ler é privar com um escritor à mesa, saboreando um aconchegante chá de histórias...
Ler é dar e receber...
É uma universal cooperação solidária!"   
Saudações bibliotecárias! 



2 de março de 2012

Semana da leitura em Manteigas




Tendo por base a temática "cooperação e solidariedade" da semana nacional da leitura, a biblioteca escolar em articulação com todo o Agrupamento de Escolas de Manteigas, com o apoio do Município e da associação ATIVA, promove a leitura e a cultura de 5 a 9 de março. Convidamos graúdos de todas as gerações e pequerruchos curiosos dos quatro cantos do país, para uma série de atividades dinamizadoras de conhecimento e cultura, suportadas pelo projeto educativo do nosso agrupamento de escolas.  As atividades deste ano letivo associam a leitura de histórias, contos e poesia às multifacetadas expressões de arte: a música, o fado, a pintura, a modelagem, o teatro...não descurando a importância do livro científico, que da ciência conduz à experiência. Assim, na próxima semana,  desfrutem da feira do livro, de histórias que sensibilizam para a diferença e de uma noite de cultura no Manteigasópestana (sexta-feira, 9 de março de 2012, das 20h30 às 24h00).
Que a ambição deste projeto abra livros, aqueça corações e desenvolva mentes brilhantes!

Saudações biliotecárias





25 de janeiro de 2012

Dia nacional da cultura científica

A comemoração do dia nacional da cultura científica no nosso agrupamento de escolas contou com diversas atividades, com o objetivo de divulgar o trabalho de Rómulo de Carvalho na promoção da cultura científica e no ensino da ciência. Assim, foi elaborado um cartaz de divulgação e uma brochura com notas biográficas de Rómulo de Carvalho, a qual se encontra na BE. Foi elaborada uma exposição de trabalhos de alunos dos 7.º e 9.º anos, na BE, intitulada “À descoberta dos mistérios da terra e do espaço”. Os alunos do 7.º ano realizaram maquetas de constelações (7.º C) e de acontecimentos ou instrumentos relacionados com a exploração espacial (7.º A, B e C), enquanto os alunos do 9.º ano elaboraram tabelas periódicas dos elementos. Foi criado um postal comemorativo, dando continuidade à coleção iniciada no ano letivo anterior. O poema escolhido este ano foi “Lágrima de preta”, o qual também foi cantado na festa de Natal pelos alunos do clube de ciências físico-químicas e das turmas A e B do 8.º ano.


As comemorações culminaram com a designação de António Gedeão como “Escritor do mês de dezembro”, no âmbito da qual foram realizados diversos trabalhos em todo o agrupamento.

Exposição:


Constelações:

Pormenores:

14 de março de 2010

Encontros com o escritor Pedro Seromenho






No passado dia 12 de Março, a nossa Escola recebeu a visita do escritor e ilustrador Pedro Seromenho. O convite foi direccionado pela Biblioteca Escolar do Agrupamento e contou com o apoio da Associação Manteigas Solidária.
O autor apresentou os seus livros A Nascente de Tinta e 900 - História de um rei, em três palestras destinadas aos alunos dos 2º e 3º ciclos.
À medida que o nosso convidado ia conversando com os alunos sobre as suas obras e o acto de escrever, ia desenhando uma ilustração gigante de acordo com as sugestões do seu público.
No final, houve ainda tempo para uma sessão de autógrafos.

9 de março de 2010

Leituras Partilhadas


No "Dia sem Computadores", assistiu-se, na Biblioteca, a uma interessante partilha de leituras durante os intervalos.
O primeiro a participar nesta actividade foi o Director do Agrupamento, Renato Madureira Alves, que escolheu o escritor José Luís Peixoto para apresentar aos alunos. Para o efeito, leu um excerto da obra intitulada Cal, deixando transparecer o seu gosto pela leitura e por este escritor em particular. Aproveitou para elogiar a iniciativa do "Dia sem Computadores", por acreditar que, muitas vezes, os computadores desviam a atenção dos alunos de outros objectos igualmente importantes, como os livros, e alertou ainda para os perigos associados à utilização da Internet e das redes sociais.
Seguiu-se a professora Paula Barata, que leu, de forma emocionada e cativante, excertos da obra Pedro Alecrim, de António Mota.
No último intervalo do dia, coube à professora bibliotecária do Agrupamento, Eulália Pereira, partilhar com os alunos uma das leituras da sua vida: O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry. A partir da leitura de pequenos excertos da obra e da exploração de algumas aguarelas do autor, chamou a atenção dos alunos para a importância de «cativar» os outros e mostrou-lhes que "o essencial é invisível aos olhos".

Dia sem Computadores


Este foi um "Dia sem Computadores" na Biblioteca Escolar.
O objectivo? Mostrar aos alunos que há vida na Biblioteca para além dos computadores.

25 de outubro de 2009

Semana Europeia das Línguas


O Dia Europeu das Línguas foi criado durante o Ano Internacional das Línguas, em 2001.
Todos os anos, o dia 26 de Setembro passou a ser uma forma de juntar as pessoas, através da Europa inteira, na celebração da diversidade linguística, riqueza inestimável da Humanidade.
O Departamento de Línguas do Agrupamento comemorou, entre os dias 29 de Setembro e 1 de Outubro, a Semana Europeia das Línguas.
A Biblioteca Escolar decidiu juntar-se a esta iniciativa e, em colaboração com o Departamento de Línguas, promoveu actividades que contaram com a participação dos alunos do 1º Ciclo deste Agrupamento.