Páginas
- Página inicial
- PNPSE - Na dúvida ... Tira dúvidas!
- Os nossos poetas
- Jornal da BE: O Manteiguito
- Web 2.0-Ferramentas
- Regimento
- Equipa
- Referencial de Educação para os Media
- Catálogo
- Guia de elaboração de trabalhos escritos
- Guia do utilizador da Biblioteca
- Guião de pesquisa de informação
- Livros para miúdos e graúdos ...
- Literatura para miúdos ... (infantil)
- PAA 2018 - 2019
7 de março de 2010
2 de março de 2010
Semana da Leitura
O Agrupamento de Escolas de Manteigas celebra a Semana da Leitura entre os dias 08 e 12 de Março.
Os objectivos são, ao longo destes cinco dias, promover o gosto pelo livro e pela leitura, desenvolver competências de leitura, promover o contacto com livros e autores portugueses, sensibilizar para a importância da leitura na sociedade actual, desenvolver o espírito estético e artístico e reforçar a relação Escola-Meio.
Para alcançar os objectivos propostos, estão já calendarizadas as seguintes actividades:
- Feira do Livro, a decorrer, na Biblioteca, entre os dias 08 e 10 de Março;
- Encontros com o escritor Pedro Seromenho, ao longo da manhã do dia 12 de Março.
Para mais informações sobre estas e outras actividades, dirige-te à Biblioteca.
Etiquetas:
Semana da Leitura
31 de janeiro de 2010
23 de janeiro de 2010
13 de novembro de 2009
Ser leitor é...
Somos todos humanos.Somos todos leitores.
Desta realidade e das fantasias.
Desta realidade e das fantasias.
Da nossa vida e da vida do Outro.
Queremos todos fazer parte
De alguma magia.
Queremos todos compreender
O sentido da vida.
.
Teremos todos o direito
De descortinar os segredos
Da imaginação e da ficção
Dos espíritos e da Razão?
Teremos todos de viver
O sonho ou o pesadelo
Do nascimento ou da perda
Da nossa vida e da vida alheia.
.Temos de ler para descobrir
Tantos caminhos
Tantos sarilhos
Tanto riso, lágrima
Não Dor.
Um pouco amor
Um pouco fulgor
De ser humano
De ser LEITOR.
.Prof. Elisabeth Proença
Etiquetas:
Leitura
Concurso Nacional de Leitura
.

Tal como sucedeu em anos anteriores, e tendo em conta a necessidade de fomentar a leitura nas escolas de uma forma lúdica, o Plano Nacional de Leitura – em articulação com a RTP, com a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas e com a rede de Bibliotecas Escolares – volta a promover o Concurso Nacional de Leitura, dirigido a alunos do 3º Ciclo e do Ensino Secundário.
A Biblioteca Escolar decidiu associar-se, mais uma vez, a este projecto e abriu inscrições para os alunos interessados.
Cada participante deverá escolher duas de entre as três obras seleccionadas para a primeira fase do concurso:
Ana Maria Magalhães et al., Diário secreto de Camila.
John Boyne, O rapaz do pijama às riscas.
Ondjaki, Os da minha rua: estórias.
A final a nível de escola terá lugar no início do segundo período, na Biblioteca.
Etiquetas:
Concursos
2 de novembro de 2009
Apanhem este vírus!
Em primeiro lugar, parabéns pela ideia de criar um blogue relacionado com as actividades da biblioteca escolar.
Sendo uma leitora incorrigível, e quem me dera ter mais tempo para dedicar a esta paixão das letras, não podia deixar de saudar esta iniciativa, para a qual espero contribuir com umas ideias e algumas palavras soltas (ou não) – Sartre explica.
O que queria dizer, em primeiro lugar, é que, uma vez atravessado o fosso do medo das leituras, o caminho é irreversível e o prazer da aventura plural da descoberta das letras e dos mundos de ficção torna-se incontornável, apaixonante e apaixonado.
A relação do ser humano e do livro é das mais belas histórias de amor, ódio, sonho, sensações e imaginação a perder de vista que se podem imaginar. Contudo, alguns seres humanos continuam a temer este acto incrivelmente humano e humanista: LER!
Nestes tempos modernos em que tanto se fala de transmissão, contágio e viroses perigosas e pirosas, deixem-se contagiar pelo vício da leitura. Entreguem-se à febre dos livros. Delirem com a estrondosa imaginação dos seres que foram bafejados pelo dom da escrita.
Não lutem contra este bichinho.
Leiam. Não dói nada…
Prof. Elisabeth Proença
Etiquetas:
Leitura
Subscrever:
Mensagens (Atom)



