7 de março de 2010

2 de março de 2010

Semana da Leitura


O Agrupamento de Escolas de Manteigas celebra a Semana da Leitura entre os dias 08 e 12 de Março.
Os objectivos são, ao longo destes cinco dias, promover o gosto pelo livro e pela leitura, desenvolver competências de leitura, promover o contacto com livros e autores portugueses, sensibilizar para a importância da leitura na sociedade actual, desenvolver o espírito estético e artístico e reforçar a relação Escola-Meio.
Para alcançar os objectivos propostos, estão já calendarizadas as seguintes actividades:
- Feira do Livro, a decorrer, na Biblioteca, entre os dias 08 e 10 de Março;
- Encontros com o escritor Pedro Seromenho, ao longo da manhã do dia 12 de Março.
Para mais informações sobre estas e outras actividades, dirige-te à Biblioteca.

31 de janeiro de 2010

23 de janeiro de 2010

Concurso Nacional de Leitura


Realizou-se, no passado dia 6 de Janeiro, a primeira fase do Concurso Nacional de Leitura, tendo ficado apurada para a próxima fase a aluna Beatriz Lopes, da turma A do 9º ano.

13 de novembro de 2009

Ser leitor é...


Somos todos humanos.
Somos todos leitores.
Desta realidade e das fantasias.
Da nossa vida e da vida do Outro.
Queremos todos fazer parte
De alguma magia.
Queremos todos compreender
O sentido da vida.
.
Teremos todos o direito
De descortinar os segredos
Da imaginação e da ficção
Dos espíritos e da Razão?
Teremos todos de viver
O sonho ou o pesadelo
Do nascimento ou da perda
Da nossa vida e da vida alheia.
.
Temos de ler para descobrir
Tantos caminhos
Tantos sarilhos
Tanto riso, lágrima
Não Dor.
Um pouco amor
Um pouco fulgor
De ser humano
De ser LEITOR.
.
Prof. Elisabeth Proença

Concurso Nacional de Leitura

.

Tal como sucedeu em anos anteriores, e tendo em conta a necessidade de fomentar a leitura nas escolas de uma forma lúdica, o Plano Nacional de Leitura – em articulação com a RTP, com a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas e com a rede de Bibliotecas Escolares – volta a promover o Concurso Nacional de Leitura, dirigido a alunos do 3º Ciclo e do Ensino Secundário.
A Biblioteca Escolar decidiu associar-se, mais uma vez, a este projecto e abriu inscrições para os alunos interessados.
Cada participante deverá escolher duas de entre as três obras seleccionadas para a primeira fase do concurso:
Ana Maria Magalhães et al., Diário secreto de Camila.
John Boyne, O rapaz do pijama às riscas.
Ondjaki, Os da minha rua: estórias.

A final a nível de escola terá lugar no início do segundo período, na Biblioteca.

2 de novembro de 2009

Apanhem este vírus!

Em primeiro lugar, parabéns pela ideia de criar um blogue relacionado com as actividades da biblioteca escolar.
Sendo uma leitora incorrigível, e quem me dera ter mais tempo para dedicar a esta paixão das letras, não podia deixar de saudar esta iniciativa, para a qual espero contribuir com umas ideias e algumas palavras soltas (ou não) – Sartre explica.
O que queria dizer, em primeiro lugar, é que, uma vez atravessado o fosso do medo das leituras, o caminho é irreversível e o prazer da aventura plural da descoberta das letras e dos mundos de ficção torna-se incontornável, apaixonante e apaixonado.
A relação do ser humano e do livro é das mais belas histórias de amor, ódio, sonho, sensações e imaginação a perder de vista que se podem imaginar. Contudo, alguns seres humanos continuam a temer este acto incrivelmente humano e humanista: LER!
Nestes tempos modernos em que tanto se fala de transmissão, contágio e viroses perigosas e pirosas, deixem-se contagiar pelo vício da leitura. Entreguem-se à febre dos livros. Delirem com a estrondosa imaginação dos seres que foram bafejados pelo dom da escrita.
Não lutem contra este bichinho.
Leiam. Não dói nada…

Prof. Elisabeth Proença