30 de abril de 2010

Árvores em Verso

Já temos o vencedor do concurso "Árvores em Verso", promovido pela BE, em articulação com o Grupo Disciplinar de Ciências Naturais, o Projecto Eco-Escolas e as docentes de Língua Portuguesa, para assinalar o Dia Mundial da Água, da Árvore e da Poesia. Trata-se da aluna Eva Santos, da turma A do 8º ano.
Aqui fica o texto vencedor:

Vemos-te todos os dias,
Mas ninguém te liga.
É como se não estivesses lá...
Mas a verdade é que estás
E temos que nos importar contigo
Porque senão não haverá futuro
Para o mundo.

Aproveitamos ainda para parabenizar todos os alunos que participaram nesta iniciativa e que deram vida à copa da nossa árvore!

23 de abril de 2010

Dia Mundial do Livro



O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996, e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril.
Esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã, segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge e recebem, em troca, um LIVRO. Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, desaparecidos nesta data em 1616.

2 de abril de 2010

23 de março de 2010

22 de março de 2010

Árvores em Verso


A Biblioteca Escolar promoveu esta iniciativa, em articulação com o Grupo Disciplinar de Ciências Naturais, o Projecto Eco-Escolas e as docentes de Língua Portuguesa, para assinalar o Dia Mundial da Água, da Árvore e da Poesia.
A partir de um tronco desfolhado, colocado à entrada da Escola para o efeito, foi solicitado a todos os alunos que, dando asas à sua criatividade, recortassem folhas, de preferência em materiais reciclados, e nelas escrevessem textos alusivos à Arvore, para fazer renascer a vida na copa (até então despida) desta nossa árvore.
O melhor trabalho será seleccionado e premiado e, posteriormente, divulgado neste blogue.

18 de março de 2010

Bibliocabaz


Aproveitámos a presença do escritor Pedro Seromenho e pedimos-lhe que fosse ele a sortear a rifa vencedora do nosso Bibliocabaz.
E a feliz contemplada foi Mónica Morais, funcionária da reprografia da nossa Escola, a quem desejamos, desde já, boas leituras.

14 de março de 2010

Encontros com o escritor Pedro Seromenho






No passado dia 12 de Março, a nossa Escola recebeu a visita do escritor e ilustrador Pedro Seromenho. O convite foi direccionado pela Biblioteca Escolar do Agrupamento e contou com o apoio da Associação Manteigas Solidária.
O autor apresentou os seus livros A Nascente de Tinta e 900 - História de um rei, em três palestras destinadas aos alunos dos 2º e 3º ciclos.
À medida que o nosso convidado ia conversando com os alunos sobre as suas obras e o acto de escrever, ia desenhando uma ilustração gigante de acordo com as sugestões do seu público.
No final, houve ainda tempo para uma sessão de autógrafos.