Páginas
- Página inicial
- PNPSE - Na dúvida ... Tira dúvidas!
- Os nossos poetas
- Jornal da BE: O Manteiguito
- Web 2.0-Ferramentas
- Regimento
- Equipa
- Referencial de Educação para os Media
- Catálogo
- Guia de elaboração de trabalhos escritos
- Guia do utilizador da Biblioteca
- Guião de pesquisa de informação
- Livros para miúdos e graúdos ...
- Literatura para miúdos ... (infantil)
- PAA 2018 - 2019
22 de março de 2011
21 de março de 2011
Dia Mundial da Poesia
Porque hoje é o Dia Mundial da Poesia, aproveitamos para divulgar um texto, muito a propósito, de Elsa Ligeiro, editora de poesia.
A 21 de Março celebra-se o Dia Mundial da Poesia. A UNESCO, em 1999, para preservar a diversidade Linguística da Humanidade, decidiu criar um Dia que servisse para reflectir a identidade dos povos a partir da sua Língua.
Portugal já o faz há algumas décadas porque o dia da sua identidade multicultural, 10 de Junho, é também o do maior poeta de Língua Portuguesa: Luís Vaz de Camões. Por Portugal ser um país de Poetas? Sim, penso que este lugar-comum tem mais profundidade do que aparenta. Mas não pela versão popular que há em cada português um lírico.
A Poesia, ao contrário do que pensam muitos, não é um jeito especial para a rima. Há grandes poetas que não só rejeitam a rima, como insistem em fugir à sua música. Apenas porque o que procuram acima de qualquer toque de prazer, ou beleza, é a verdade sublime das coisas.
A procura da verdade, do saber, é o primado da poesia. Mas também ir ao fundo, mais fundo, da identidade humana e social. O que é ser humano. Qual o nosso limite para nos conhecermos e nos relacionarmos com os outros. Porque amamos e odiamos. Porque somos altruístas e vingativos. Porque nos transcendemos na paixão e nos suicidamos no desespero. Porque toleramos ditadores e fazemos revoluções. Sei que todas as ciências sociais têm uma, ou duas, destas preocupações humanas para resolver. A Poesia e a Filosofia têm-nas no seu conjunto. Mas enquanto a Filosofia procura o ontológico para pensar o mundo, a poesia ousa fazê-lo a partir de dentro (há quem goste do coração como metáfora). De dentro, e do mais profundo poço da razão, do amor e do ódio que é possível ao que é humano.
É por isso (e só por isso) que a poesia exige esforço e empenhamento de todos os sentidos. A quem a escreve e a quem a lê. Eduardo Lourenço lembra-nos que:
“a Poesia – quer dizer a longa trama dos poemas onde a humanidade a si mesma se construiu, a única Arca de Noé que sobrevive a todos os dilúvios – não é a nossa maneira de nos evadirmos do que somos, mas de nos apercebermos de quem verdadeiramente somos. É uma barca de palavras, mas tem o poder de transfigurar o que é opaco e não humano naquela realidade que tem um sol no meio e chamamos vida, a nossa vida, a nossa única vida”.
Se hoje, ao olharmos para um livro de poesia, fino, pequeno, reduzido ao essencial, este não tem a força de nos interpelar, é porque o poder nos vigia e ameaça. Com o peso das palavras que transformam a linguagem e a comunicação num palavreado demagógico com que esse poder insiste em confirmar a sua (pouca) importância. Não será este o momento certo para perguntar se não nos condenaram já à pena capital do medo? Como a seu tempo nos avisou, com a sua habitual lucidez, o poeta Alexandre O’Neill, no seu Poema pouco original do medo.
Elsa Ligeiro
Etiquetas:
Dia Mundial da Poesia,
Poesia
20 de março de 2011
Semana da Leitura
O Plano Nacional de Leitura promove a 5ª edição da Semana da Leitura, com vista à dinamização das escolas para que se estimulem dinâmicas que evidenciem ambientes em que a leitura e o livro marquem presença constante.
Este ano, a Semana da Leitura centrar-se-á na dinâmica Leitura - Energia - Floresta, conjugando-se, assim, com a comemoração do Ano Internacional das Florestas e com a preocupação crescente com as temáticas do ambiente e da sustentabilidade.
O nosso Agrupamento não podia deixar de se associar, mais uma vez, a esta iniciativa, estando já previstas, entre outras, as seguintes actividades:
- Feira do Livro, a decorrer, na Biblioteca, entre os dias 21 e 24 de Março;
- Sessões com o escritor Luís Filipe Cristóvão, dirigidas às turmas do Pré-Escolar e do 1º CEB, ao longo do dia 23 de Março;
- Sessão de poesia com o mesmo autor, no dia 23, aberta à participação de toda a comunidade;
- Sessão de poesia com o mesmo autor, no dia 23, aberta à participação de toda a comunidade;
- Estreia da peça Balbúrdia no Paraíso, pela companhia de teatro "Os Verguinhas".
Para mais informações, dirige-te à Biblioteca.
10 de março de 2011
Leituras Partilhadas
A Biblioteca Escolar assinalou, pelo segundo ano consecutivo, o Dia sem Computadores, dia dedicado exclusivamente ao livro e à leitura em suporte de papel.
Durante todos os intervalos, estiveram na biblioteca vários convidados que partilharam as suas experiências de leitura com os alunos e professores que lá se dirigiram.
Create your own video slideshow at animoto.com.
8 de fevereiro de 2011
Quem Conta um Conto...
Está encontrado o vencedor do concurso literário promovido pelo semanário Sol em parceria com o Plano Nacional de Leitura "Quem Conta um Conto... Acrescenta um Ponto".
Trata-se do aluno Duarte Carvalhinho, da turma A do 5º ano, que escreveu um conto original para dar seguimento ao livro O Mandarim, de Eça de Queirós, adaptado para os mais novos por Gonçalo M. Tavares.
O texto do Duarte pode ser lido aqui.
1 de fevereiro de 2011
Art Project
A Google lançou um novo site que permite visitar 17 museus de todo o mundo através do Street View, entre os quais a National Gallery, de Londres, o Museum of Modern Art, de Nova Iorque, o Museu Thyssen-Bornemisza, de Madrid, ou a Galeria degli Uffizi, em Florença.
O site permite a visualização, em alta resolução, de mais de mil obras, fornecendo, em alguns casos, informação detalhada sobre as mesmas.
Aos utilizadores do site é ainda dada a possibilidade de criarem as suas colecções de arte virtuais e de as partilharem com outras pessoas.
O site permite a visualização, em alta resolução, de mais de mil obras, fornecendo, em alguns casos, informação detalhada sobre as mesmas.
Aos utilizadores do site é ainda dada a possibilidade de criarem as suas colecções de arte virtuais e de as partilharem com outras pessoas.
6 de janeiro de 2011
Concurso Nacional de Leitura
Já está seleccionado o aluno que representará a nossa Escola na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura.
Trata-se da aluna Vânia Santos Neves, da turma A do 7º ano, que obteve a classificação de 92% nas provas de selecção realizadas a nível de escola, no passado dia 5 de Janeiro.
Além do certificado de participação e da oportunidade para representar a nossa Escola na final distrital, a aluna recebeu ainda um vale de compras no valor de 20€, oferta da Papelaria Papelito, patrocinadora do evento a nível local.
Parabéns, Vânia!
Subscrever:
Mensagens (Atom)


