12 de outubro de 2011

De regresso...

Caros alunos, professores, assistentes e técnicos operacionais, e demais membros da comunidade escolar, a professora bibliotecária, juntamente com a nova equipa de trabalho da BE, desejam-vos um ótimo ano escolar.
Desejamos-vos leituras deliciosas e escritas fantásticas. Procurem as palavras...venham abraçá-las...elas são mágicas!

14 de junho de 2011

Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens Básico 2011

Nos dias 2 e 3 de Maio, a Assembleia da República acolheu mais uma Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens Básico.
Às  alunas Mariana Falcão e Teresa Portugal os nossos parabéns, participantes pela primeira vez nesta iniciativa, que representaram bem o Distrito que os elegeu, bem como a nossa Escola, desempenhando o papel de Deputado o melhor possível.
A aluna Inês Correia, do 9º ano de escolaridade, fez o papel de repórter na Sessão Nacional.
Pode ler aqui a REPORTAGEM dos dois dias, que irá participar no concurso “Reportagem Parlamento dos Jovens” 2011.
Prof. António Carvalhinho

25 de maio de 2011

Porque é que os animais não conduzem?

A pergunta foi lançada pelo escritor Pedro Seromenho, nas últimas páginas do seu livro: "Já agora, diz-me: conheces outros animais que não possam conduzir? E porquê?"
Os nossos alunos decidiram aceitar o desafio e produziram os trabalhos que aqui pode(s) ver, e que foram amplamente elogiados pelo escritor.


(Para ver todos os trabalhos clique sobre a imagem.)

Sessões com o escritor Pedro Seromenho

É já a terceira vez que o escritor e ilustrador Pedro Seromenho visita o nosso Agrupamento.
Desta vez, os alunos contemplados com a sua visita foram os alunos do Pré-Escolar e do 1º ano.
Foram duas sessões muito animadas, em que o escritor explicou Porque é que os animais não conduzem e em que levou os alunos a mergulhar num mundo de fantasia.


19 de maio de 2011

Quem conta um conto...

Estão encontrados os vencedores do concurso literário "Quem conta um conto...acrescenta um ponto", promovido pelo Plano Nacional de Leitura e pelo semanário Sol. Os textos vencedores podem ser lidos aqui.
Quanto a nós, aproveitamos para divulgar mais um excelente texto de um dos nossos alunos, o Francisco Moreira, do 6.ºC, que deu seguimento à Mensagem de Fernando Pessoa, adaptada para os mais novos por Mafalda Ivo Cruz. 
Boas leituras!

23 de abril de 2011

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor


Para assinalar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, que se celebra anualmente a 23 de Abril, deixamos aqui uma Mensagem aos Leitores, da autoria do escritor Francisco José Viegas.

Leitores
O que hoje comemoramos é muito mais do que o Dia do Livro, a sua euforia, a sua utilidade, o seu dia. Hoje, a propósito do Livro – e dos autores – assinalamos o modo como a humanidade resistiu à barbárie, como ela descobriu e fixou a poesia, o tempo, as epopeias, as paisagens, as aldeias recolhidas nas planícies, os pinhais abrigados num declive, a voz humana, o empréstimo do horror e da crueldade, a hora de dizer ‘não’ e a hora de dizer ‘sim’, as portas abertas numa casa vazia.
Assinalamos também, neste dia, o facto de as palavras terem um destino que se prolonga até onde formos capazes de levar algumas ideias tão simples, como a ideia de livro, a ideia de leitura, a de biblioteca, de partilha, de invenção, de página em branco, a de perdição por um romance ou por uma história repetida, repetida, repetida ao longo dos tempos.
Comemoramos este dia – de entre todos os outros – porque sabemos que a vida pode ser mudada por um livro, por um autor; que a nossa vida está perdida e, ao mesmo tempo, reunida nessas páginas de livros que passaram pelas nossas mãos ou aguardam o encontro entre a curiosidade e a pacificação, entre o gosto pela leitura e o gosto pela vida, entre as coisas que fomos e o que ainda havemos de ler.
Que existam, pois, bibliotecas, livros, autores, capítulos e fragmentos, sonetos, odes, histórias, episódios, esquecimentos, caminhos perdidos no meio das florestas ou desfeitos pela luz do mar, contos, novelas e números, fórmulas, apêndices e rostos amados. Que tudo exista. Porque todos nós somos leitores.
Este é o nosso dia, o princípio de todos os dias.
Francisco José Viegas

2 de abril de 2011

Dia Internacional do Livro Infantil


Comemora-se hoje o Dia Internacional do Livro Infantil, dia em que nasceu o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.
Deixamos, por isso, duas sugestões muito interessantes:
o blogue Letra pequena, de Rita Pimenta, com inúmeras sugestões para comemorar este dia;
um excelente site com contos de Hans Christian Andersen.
Boas leituras!