8 de fevereiro de 2012

Semana da internet segura


O dia 7 de fevereiro é o dia da internet segura. Não podíamos deixar passar a data sem te alertar, ao longo desta semana, para os perigos da mesma. Sendo a nossa BE um espaço de trabalho e de aprendizagem onde também usas as TIC, damos-te a conhecer um site com bastante informação e atividades diversas que te alertam para os riscos e perigos da net e do cyberbullying. Colabora connosco na construção de uma cidadania digital responsável!




25 de janeiro de 2012

Dia nacional da cultura científica

A comemoração do dia nacional da cultura científica no nosso agrupamento de escolas contou com diversas atividades, com o objetivo de divulgar o trabalho de Rómulo de Carvalho na promoção da cultura científica e no ensino da ciência. Assim, foi elaborado um cartaz de divulgação e uma brochura com notas biográficas de Rómulo de Carvalho, a qual se encontra na BE. Foi elaborada uma exposição de trabalhos de alunos dos 7.º e 9.º anos, na BE, intitulada “À descoberta dos mistérios da terra e do espaço”. Os alunos do 7.º ano realizaram maquetas de constelações (7.º C) e de acontecimentos ou instrumentos relacionados com a exploração espacial (7.º A, B e C), enquanto os alunos do 9.º ano elaboraram tabelas periódicas dos elementos. Foi criado um postal comemorativo, dando continuidade à coleção iniciada no ano letivo anterior. O poema escolhido este ano foi “Lágrima de preta”, o qual também foi cantado na festa de Natal pelos alunos do clube de ciências físico-químicas e das turmas A e B do 8.º ano.


As comemorações culminaram com a designação de António Gedeão como “Escritor do mês de dezembro”, no âmbito da qual foram realizados diversos trabalhos em todo o agrupamento.

Exposição:


Constelações:

Pormenores:

18 de janeiro de 2012

Escritor do mês: Eric Many


Neste mês, a biblioteca escolar selecionou Eric Many como "Escritor do Mês".

Entre outras obras, é autor da obra Hipólito, o filantropo.

Passa pela biblioteca para conheceres melhor este autor.


Vontades bibliotecárias

14 de dezembro de 2011



Que as luzes aqueçam o aconchego familiar...
Que a magia reforce as amizades e demais relações...
Que a humildade seja sempre uma página a abrir no livro da vida ...
Votos de Boas Festas.
Saudações bibliotecárias.
(São os desejos da professora bibliotecária e da equipa da biblioteca escolar).

A história do Pedro




A História do Pedro nasce de um projeto de articulação vertical de Língua Portuguesa do ensino pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Agrupamento de escolas de Manteigas, iniciado e concluído no ano letivo 2010/2011.
Neste projeto, cada turma, até ao 8.º ano redigiu uma página da história.
Parabéns aos autores pelo projeto.
Desfrutem da iniciativa!

7 de dezembro de 2011

Passatempo António Gedeão


António Gedeão (pseudónimo de Rómulo de Carvalho) é o "escritor do mês de dezembro" divulgado pela nossa BE...

Assim, lançamos-te um  gostoso desafio: cria um trabalho sobre o autor, de uma só página, maqueta, ou outro que seja bem apelativo!
A entrega dos trabalhos deve ser efetuada na BE até ao dia 4 de janeiro.
Mãos à obra...


6 de dezembro de 2011

O reconto de A Fadinha Lótus pela sua autora

A abertura de um livro é a descoberta de um novo mundo... Foi de facto esta a mensagem inicial com que os nossos pequerruchos do pré-escolar e 1.º ciclo de Sameiro e Manteigas foram prendados no dia 22 de novembro, ao assistirem ao reconto do conto A Fadinha Lótus, por parte da sua autora Cristina Maya Caetano. Estamos a aguardar os comentários dos nossos pupilos de palmo e meio para postar, bem como os desenhos cheios de cor da Fadinha, esperando que os nossos alunos participem ativamente no Clube da Fadinha Lótus.
Boas tarefas!