25 de setembro de 2012

Dia Europeu das Línguas


Olá amiguinhos!
A BE deseja-vos um excelente ano escolar. Além do espaço para pesquisa autónoma, leitura, trabalho e lazer, este ano, a programação semanal da BE tem um formato diferente. Podes consultá-la nos placares habituais e aproveitar todas as atividades e recursos construídos ao longo do presente ano letivo.Este ano, o tema da semana da leitura  é o mar.
A BE terá uma temática mensal associada ao mar. Este mês, a temática é A Europa: seus mares e oceanos, também a pensar no DIA EUROPEU DAS LÍNGUAS(DEL). Assim, em conjunto com o departamento de línguas, a equipa da BE e a professora bibliotecária  apresentar-te-ão no dia 26 de setembro, exposições, um conjunto de atividades e um pequeno teatro sobre a Princesa Europa. Disfruta e aproveita para saberes mais sobre a importância das línguas na Europa consultando o Centro de Informação Europeia Jacques Delors. Além disso, consulta também os atlas, as enciclopédias e os dicionários que esperam ser abertos por ti, na nossa BE.                                                                         
Saudações biliotecárias 
Bonne rentrée! Bom ano!Have a nice schoolyear!

6 de julho de 2012

Parlamento dos Jovens - Ensino Básico 2012 - Reportagem de Rodrigo Sabugueiro


Mais um ano letivo e com ele, mais um ano de Parlamento dos Jovens na nossa escola, no Agrupamento de escolas de Manteigas.

O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa institucional da Assembleia da República, em parceria com outras instituições e o tema deste ano foi Redes Sociais: Combate à Discriminação. Um tema tão atual como abrangente, não só para nós jovens como para a sociedade em geral.

A participação neste programa por parte da nossa escola é já uma tradição. Este ano concorreram mais listas que em anos anteriores, num total de 50 alunos. Destes, 31 foram eleitos para a sessão escolar, em que o nosso "Projeto de Recomendação" acabou por ser aprovado, num debate de ideias bem interessante, e do qual resultou a eleição de 5 deputados (e um suplente) que nos iriam representar na Sessão Distrital.


Ver trabalho aqui.

Parabéns bibliotecários

13 de junho de 2012

O Barco de Chocolate



 Na hora do conto/hora da história aos pequerruchos do 1.º ciclo foi lido o conto "O Barco de Chocolate", um dos maravilhosos doze contos de Cristina Norton. Os pequerruchos ficaram embevecidos com a ideia de um barco apetrechado de chocolate em que as guloseimas que ornamentavam o batel, eram nem mais nem menos que peças de mobiliário e objetos à espera de grandes dentadas. Tal foi o entusiasmo que, com riscos e rabiscos, os alunos fizeram-nos chegar alguns desenhos fruto de tamanha imaginação e fidelidade ao conteúdo do conto. O livro contém mais onze contos além deste...
Pequerruchos e graúdos, continuem assim, motivados para a leitura e...toca a ler nas férias!
E não é que já foram feitos vários barcos de chocolate...



Pode aceder aos trabalhos aqui.

28 de maio de 2012

Concurso nacional de leitura: provas distritais







     Como a leitura alimenta a mente, fica aqui o registo da participação das nossa duas alunas do 8.º A no Concurso Distrital do Plano Nacional de Leitura, realizado este ano, no dia 26 de abril em Vila Nova de Foz Côa. Valeu a pena a participação e a experiência para quem é novo nestas andanças. Ficou a promessa de se continuar a participar neste género de concurso.




9 de maio de 2012

Escritor mo mês: José Eduardo Agualusa




imagem daqui


A Biblioteca Escolar selecionou para este mês de maio e junho como escritor do mês José Eduardo Agualusa. Os alunos fizeram entrevistas, cartazes e contactaram com textos escritos por este escritor realçando-o como cronista.  


1 de maio de 2012

Concurso alusivo ao Dia da Mãe


     José Sobral de Almada Negreiros foi inconfundivelmente um homem notável na sociedade portuguesa. Escreveu,  declamou, fantasiou, amou, pintou... contribuindo para o enriquecimento da cultura lusa.
     Apoiámo-nos numa das suas magníficas telas a óleo para lançar um desafio: com base na tela "Maternidade", de Almada Negreiros, criem o mais belo dos poemas à mãe. Depois, enviem-nos as vossas obras de arte, alusivas ao próximo dia 6 de maio, Dia da Mãe.
     Publicaremos neste blogue os melhores trabalhos.

Incentivos e motivações bibliotecárias!  
imagem daqui



30 de abril de 2012

Atividades da Semana da Leitura


      Na Semana da Leitura, que decorreu de 5 a 9 de março, a BE organizou, em articulação com o departamento de línguas, uma feira do livro; proporcionou ao pré-escolar e primeiro ciclo, sessões de contos sob o tema “Tradicionalmente...a aprender com a diferença”(atividade dos docentes da educação especial articulada com a BE) e ofereceu à comunidade educativa e civil, o Manteigasópestana. Eternizámos este último em muitas imagens. Aqui estão algumas... 


     Em articulação com o nosso projeto educativo, procurámos convidar todos a ler, de forma voluntária, em vários recantos da escola, desde a BE, onde havia "piscadelas de leitura", à sala Camões; desde a "Sala dos artífices", à "Sala dos pequenos graúdos", passando pela sala "Do outro lado do espelho" até à sala "Da Ciência à Experiência". E todo este percurso sob o pretexto de sensibilizar as comunidades educativa e civil para as diversas formas de arte, interligadas e resultantes dos contatos com o livro, nomeadamente a música, a pintura, a modelagem, a arte de representar, a arte de recitar poesia, o fado ou a experiência científica, despertando e sensibilizando para a cooperação e solidariedade, sob as mais diversas formas. A comprová-lo está o trabalho articulado e coeso de professores, alunos, assistentes e técnicos operacionais, da Associação ATIVA, do clube de teatro, de convidados especiais, da escritora Teresa Duarte Reis e o apoio do Município de Manteigas, que fizeram brotar dos livros histórias e personagens maravilhosas. Para todos eles, o nosso Bem-haja bibliotecário!
     E para  colmatar este preâmbulo rematamos com um pequeno epílogo de louvor ao livro e à leitura:
"Afinal, o que é um livro? O que é ler?
Um livro é a personificação de um ser.
Ler é caminhar de braço dado.
Ler é conhecer o que alma oculta.
Ler é privar com um escritor à mesa, saboreando um aconchegante chá de histórias...
Ler é dar e receber...
É uma universal cooperação solidária!"   
Saudações bibliotecárias!