14 de outubro de 2012

DEL na BE

Imagem daqui
    
    No passado dia 26 de setembro, os alunos do ensino pré-escolar de Sameiro e Manteigas dirigiram-se à nossa BE para desfrutarem de um dia de atividades alusivas ao Dia Europeu das Línguas. Passo a passo, entoando A Portuguesa, os nossos pequerruchos chegaram à escola com balões com as cores da bandeira nacional. E vinham com a lição bem sabida: todos entoaram, alto e bom som, um Bom Dia  em português, inglês, espanhol, francês e alemão. Que maravilhosos poliglotas de  palmo e meio!
     De seguida puderam ouvir a canção "Mon Essentiel", de Emmanuel Moire cantada pelos alunos do 9.º B. Depois, sentaram-se bem a jeito para assistirem a um pequeno teatro de fantoches sobre a Princesa Europa. As palmitas fizeram-se ouvir... 

     De seguida, fizeram o que mais gostam de fazer: pintaram bandeiras e desenhos, aprendendo simultaneamente a dizer "olá", "pão" e "bom dia" em algumas línguas europeias. Também aprenderam a identificar e pintar elementos e curiosidades de alguns países da União Europeia. Esperamos que tenham passado um dia diferente e agradável.


Bem-haja a todos.
Agradecimentos bibliotecários da parte de toda a equipa da BE!

25 de setembro de 2012

Dia Europeu das Línguas


Olá amiguinhos!
A BE deseja-vos um excelente ano escolar. Além do espaço para pesquisa autónoma, leitura, trabalho e lazer, este ano, a programação semanal da BE tem um formato diferente. Podes consultá-la nos placares habituais e aproveitar todas as atividades e recursos construídos ao longo do presente ano letivo.Este ano, o tema da semana da leitura  é o mar.
A BE terá uma temática mensal associada ao mar. Este mês, a temática é A Europa: seus mares e oceanos, também a pensar no DIA EUROPEU DAS LÍNGUAS(DEL). Assim, em conjunto com o departamento de línguas, a equipa da BE e a professora bibliotecária  apresentar-te-ão no dia 26 de setembro, exposições, um conjunto de atividades e um pequeno teatro sobre a Princesa Europa. Disfruta e aproveita para saberes mais sobre a importância das línguas na Europa consultando o Centro de Informação Europeia Jacques Delors. Além disso, consulta também os atlas, as enciclopédias e os dicionários que esperam ser abertos por ti, na nossa BE.                                                                         
Saudações biliotecárias 
Bonne rentrée! Bom ano!Have a nice schoolyear!

6 de julho de 2012

Parlamento dos Jovens - Ensino Básico 2012 - Reportagem de Rodrigo Sabugueiro


Mais um ano letivo e com ele, mais um ano de Parlamento dos Jovens na nossa escola, no Agrupamento de escolas de Manteigas.

O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa institucional da Assembleia da República, em parceria com outras instituições e o tema deste ano foi Redes Sociais: Combate à Discriminação. Um tema tão atual como abrangente, não só para nós jovens como para a sociedade em geral.

A participação neste programa por parte da nossa escola é já uma tradição. Este ano concorreram mais listas que em anos anteriores, num total de 50 alunos. Destes, 31 foram eleitos para a sessão escolar, em que o nosso "Projeto de Recomendação" acabou por ser aprovado, num debate de ideias bem interessante, e do qual resultou a eleição de 5 deputados (e um suplente) que nos iriam representar na Sessão Distrital.


Ver trabalho aqui.

Parabéns bibliotecários

13 de junho de 2012

O Barco de Chocolate



 Na hora do conto/hora da história aos pequerruchos do 1.º ciclo foi lido o conto "O Barco de Chocolate", um dos maravilhosos doze contos de Cristina Norton. Os pequerruchos ficaram embevecidos com a ideia de um barco apetrechado de chocolate em que as guloseimas que ornamentavam o batel, eram nem mais nem menos que peças de mobiliário e objetos à espera de grandes dentadas. Tal foi o entusiasmo que, com riscos e rabiscos, os alunos fizeram-nos chegar alguns desenhos fruto de tamanha imaginação e fidelidade ao conteúdo do conto. O livro contém mais onze contos além deste...
Pequerruchos e graúdos, continuem assim, motivados para a leitura e...toca a ler nas férias!
E não é que já foram feitos vários barcos de chocolate...



Pode aceder aos trabalhos aqui.

28 de maio de 2012

Concurso nacional de leitura: provas distritais







     Como a leitura alimenta a mente, fica aqui o registo da participação das nossa duas alunas do 8.º A no Concurso Distrital do Plano Nacional de Leitura, realizado este ano, no dia 26 de abril em Vila Nova de Foz Côa. Valeu a pena a participação e a experiência para quem é novo nestas andanças. Ficou a promessa de se continuar a participar neste género de concurso.




9 de maio de 2012

Escritor mo mês: José Eduardo Agualusa




imagem daqui


A Biblioteca Escolar selecionou para este mês de maio e junho como escritor do mês José Eduardo Agualusa. Os alunos fizeram entrevistas, cartazes e contactaram com textos escritos por este escritor realçando-o como cronista.  


1 de maio de 2012

Concurso alusivo ao Dia da Mãe


     José Sobral de Almada Negreiros foi inconfundivelmente um homem notável na sociedade portuguesa. Escreveu,  declamou, fantasiou, amou, pintou... contribuindo para o enriquecimento da cultura lusa.
     Apoiámo-nos numa das suas magníficas telas a óleo para lançar um desafio: com base na tela "Maternidade", de Almada Negreiros, criem o mais belo dos poemas à mãe. Depois, enviem-nos as vossas obras de arte, alusivas ao próximo dia 6 de maio, Dia da Mãe.
     Publicaremos neste blogue os melhores trabalhos.

Incentivos e motivações bibliotecárias!  
imagem daqui