13 de novembro de 2012

Vinda do escritor Pedro Belo Clara

imagem daqui

     
     No próximo dia 21 de novembro, a  BE vai dinamizar três sessões de poesia com a presença do escritor Pedro Belo Clara, que gentilmente aceitou o nosso convite. Assim, expomos o conteúdo das respetivas sessões que decorrerão  na nossa BE: 
10h15 min.: 1.ª sessão para duas turmas do 7.º ano onde o escritor discursará sobre a sua experiência como poeta e escritor, e abordará os temas e assuntos dos seus poemas;
11h00 min.: 2.ª sessão de poesia para três turmas do 8.º ano onde o poeta dará o seu testemunho como escritor e falará da sua vida e obra, abordando os temas e assuntos dos seus poemas;
14h15min.: 3.ª sessão de poesia para duas turmas do 9.º ano, onde Pedro Belo Clara falará da sua experiência como poeta e escritor, declamará  e transmitirá a sua interpretação em relação a quatro poemas de Fernando Pessoa que fazem parte do programa do 9.ºano: Mar Português; O Infante; Horizonte e O Mostrengo.

Contamos com a tua presença e intervenção! 

8 de novembro de 2012

Dia de São Martinho




     Com a aproximação do 11 de novembro, a escola veste-se de trabalhos alusivos ao S. Martinho para relembrar tradições, lendas e provérbios que passam de geração em geração. O ambiente cromático de verdes, amarelos e castanhos traz para dentro do agrupamento os tons únicos da paisagem manteiguense, onde a castanha é rainha, na valsa constante das folhas dos castanheiros que caem a rodopiar ao sabor do vento e da chuva. Num ambiente de  preparação do magusto escolar que será no dia 12 de novembro, os alunos elaboraram nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica do 2.º ciclo, diversos trabalhos sobre a efeméride, que complementaram com quadras que pesquisaram na internet, com recurso aos computadores da BE. Para saberes mais sobre esta época, carrega nas palavras destacadas desta mensagem. Votos de bom verão de S. Martinho!

2 de novembro de 2012

Gil Vicente como escritor do mês de outubro

                               
  No início do mês de outubro, a BE lançou a informação de que, à semelhança dos anos anteriores, iria continuar com a atividade "O escritor do mês". Lançado o mote, o escritor do mês de outubro foi Gil Vicente. Os alunos aderiram e pesquisaram informações diversificadas, bem como aprofundaram conhecimentos sobre a biografia do autor. Dos trabalhos produzidos pelos alunos que chegaram a BE, destacamos quatro com bastante qualidade e criatividade, produzidos pelas alunas Beatriz Carvalho, Carina Neves, Daniela Carvalho e Bárbara Mendes do 9.º A. Parabéns bibliotecários! Os escritores selecionados para a mesma atividade para os restantes meses do ano são os seguintes: Pedro Belo Clara (novembro); António Sérgio (dezembro); Fernando Pessoa (janeiro); Lurdes Breda (fevereiro); Manuel António Pina(março); La Fontaine (abril) e Graça Gonçalves(Maio). 

Participa dando largas à criatividade e imaginação! 


31 de outubro de 2012

Halloween... Dia das Bruxas

Imagem daqui

Hoje, dia 31 de outubro, é o Dia das Bruxas. A BE não podía deixar passar a data sem te dar a conhecer algumas curiosidades. Sabias que  o Halloween equivale ao Dia de Todos os Santos e Finados havendo uma mistura de tradições pagãs e cristãs, sobretudo nos países da Europa do Norte. Os países de origem hispânica comemoram o Dia dos Mortos e não o Halloween. É claro que este dia está repleto de imagens e respetiva simbologia. Sabias que  a abóbora simboliza a fertilidade, as velas servem para iluminar o caminho das almas do outro mundo, a aranha simboliza o destino bem como a perseverança na concretização dos nossos sonhos... Mergulha no mundo da fantasia alusiva à data e descobre mais em http://ilove.terra.com.br/lili/palavrasesentimentos/halloween_historia.asp .
Aproveita as atividades preparadas pelos nonos anos e diverte-te com jogos alusivos à data em
Imagem daqui
http://www.brincar.pt/jogos-dia-das-bruxas.html . Saudações bibliotecárias!

21 de outubro de 2012

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares


     O mês de outubro é o mês internacional das Bibliotecas Escolares. Para o comemorar, dia 22 de outubro, às 11h30 min, em cada sala de aula, os professores serão contadores de histórias por um dia. Contarão aos seus alunos histórias de vida ou farão a leitura de histórias de livros pessoais ou da BE com o intuito de incentivar à leitura, conto ou reconto, consolidando relações interpessoais. Além disso, a BE disponibilizou, em articulação com o departamento de expressões, um painel em papel de cenário, onde os alunos poderão registar "O que fazem com os dedos na BE". 


16 de outubro de 2012

Banco de livros

Imagem daqui
          Num projeto de parceria com o CLDS (Contrato Local de Desenvolvimento Social de Manteigas), o Agrupamento de Escolas de Manteigas e a BE aderiram à criação do 1.º Banco de Livros Escolares do 1.º ao 12.º ano, que possa ajudar todos os alunos do concelho, através de troca gratuita. Assim, visando a reutilização de manuais escolares apelamos à tua colaboração. Entrega os livros escolares que já não utilizes na BE do Agrupamento de escolas de Manteigas ou na sede do CLDS. Para mais informações consulta o blogue do CLDS.
Votos de bons dias bibliotecários

14 de outubro de 2012

DEL na BE

Imagem daqui
    
    No passado dia 26 de setembro, os alunos do ensino pré-escolar de Sameiro e Manteigas dirigiram-se à nossa BE para desfrutarem de um dia de atividades alusivas ao Dia Europeu das Línguas. Passo a passo, entoando A Portuguesa, os nossos pequerruchos chegaram à escola com balões com as cores da bandeira nacional. E vinham com a lição bem sabida: todos entoaram, alto e bom som, um Bom Dia  em português, inglês, espanhol, francês e alemão. Que maravilhosos poliglotas de  palmo e meio!
     De seguida puderam ouvir a canção "Mon Essentiel", de Emmanuel Moire cantada pelos alunos do 9.º B. Depois, sentaram-se bem a jeito para assistirem a um pequeno teatro de fantoches sobre a Princesa Europa. As palmitas fizeram-se ouvir... 

     De seguida, fizeram o que mais gostam de fazer: pintaram bandeiras e desenhos, aprendendo simultaneamente a dizer "olá", "pão" e "bom dia" em algumas línguas europeias. Também aprenderam a identificar e pintar elementos e curiosidades de alguns países da União Europeia. Esperamos que tenham passado um dia diferente e agradável.


Bem-haja a todos.
Agradecimentos bibliotecários da parte de toda a equipa da BE!