Páginas
- Página inicial
- PNPSE - Na dúvida ... Tira dúvidas!
- Os nossos poetas
- Jornal da BE: O Manteiguito
- Web 2.0-Ferramentas
- Regimento
- Equipa
- Referencial de Educação para os Media
- Catálogo
- Guia de elaboração de trabalhos escritos
- Guia do utilizador da Biblioteca
- Guião de pesquisa de informação
- Livros para miúdos e graúdos ...
- Literatura para miúdos ... (infantil)
- PAA 2018 - 2019
14 de fevereiro de 2019
1 de fevereiro de 2019
Fevereiro - Mês da segurança Digital: Reportagem "A Rede"
"A Rede" - uma reportagem, dividida por três episódios, que alerta para a importância da segurança na Internet.
A Rede - 1.º Episódio.
«A Rede é um trabalho de três reportagens que relata um caso que nasceu na rede social Facebook e envolveu várias pessoas. Todas elas foram arrastadas para um enredo que nunca imaginaram possível. O principal alvo foi um homem que se envolveu com uma personagem inventada. Ele acreditava estar a apoiar uma jovem em luta pela vida, contra uma doença grave, e acabou por partilhar informações pessoais sem perceber o risco que estava a correr. Ela acabou por "morrer", mas a história ainda estava a meio.»
in: https://sic.sapo.pt/Programas/a-rede/videos/2019-01-30-A-Rede---Segundo-Episodio
A Rede - 2.º Episódio
A Rede - 3.º Episódio
«Este é o último episódio de A Rede, uma história onde Nuno foi o principal alvo. Depois do desaparecimento da jovem Sofia, com quem manteve uma relação sem nunca conseguir estar com ela, este homem manteve a ligação à família dela, através da mãe e da irmã. Só ao fim de dois anos, desde que aceitou o pedido de amizade de Sofia no Facebook, Nuno descobriu finalmente a mentira em que tinha sido envolvido. E não foi o único. Outras pessoas caíram na rede que acabou por ser desmontada.»
in: https://sicnoticias.sapo.pt/programas/-rede/2019-01-31-A-Rede---Terceiro-Episodio
3 de janeiro de 2019
Concurso Nacional de Leitura

Fase de Escola
Alunos selecionados:
2.º Ciclo
Aluno 1 - Francisca Nogueira, 6.º A
Aluno 2 - Ema Costa, 5.º A
3.º Ciclo
Aluno 1 - Eva Santos, 7.º A
Secundário
Aluno 1- Mafalda Carvalhinho, 10.º A
Aluno 2 - Alexandra Gonçalves, 10.º A
Agradecemos a todos os envolvidos a sua participação. Pelo resultado da prova – resultados muito próximos - percebemos que os alunos se empenharam bastante.
Parabéns!
Etiquetas:
Concurso nacional de leitura
31 de dezembro de 2018
“Livres e iguais: Escolas pelos Direitos Humanos” - Também é contigo!
No último dia de 2018 fazemos votos de que 2019 seja um ano de AMOR.
Diga não ao racismo!
Etiquetas:
Atividades
25 de dezembro de 2018
“Livres e iguais: Escolas pelos Direitos Humanos” - Também é contigo!
Mais vídeos por um número infindável de boas ações...
Etiquetas:
Atividades
24 de dezembro de 2018
“Livres e iguais: Escolas pelos Direitos Humanos” - Também é contigo!
Publicamos os últimos vídeos, no âmbito da efeméride "70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos".
Desejamos a todos um bom Natal e votos de bom descanso.
Etiquetas:
Atividades
10 de dezembro de 2018
“Livres e iguais: Escolas pelos Direitos Humanos” - Também é contigo!
Dia 10 de dezembro - Aniversário da Declaração dos Direitos Humanos
Para assinalar o 70.º aniversário da Declaração dos Direitos Humanos partilhamos este vídeo realizado pelos alunos do 10.º "A".
Breve apontamento:
«Como um dos “acordos internacionais mais profundos e de longo alcance do mundo”, a Declaração Universal proclamou direitos inalienáveis de todos os seres humanos, independente de raça, cor, religião, sexo, linguagem, opinião política ou de qualquer outro tipo, origem social ou de nacionalidade, status de propriedade, nascimento ou de qualquer outro tipo. É o documento mais traduzido do mundo, disponível em mais de 500 idiomas.» (in: https://nacoesunidas.org/onu-lanca-campanha-pelo-70o-aniversario-da-declaracao-universal-dos-direitos-humanos/amp/)
Etiquetas:
Atividades,
Concursos
27 de novembro de 2018
26 de novembro de 2018
22 de novembro de 2018
“Livres e iguais: Escolas pelos Direitos Humanos” - Também é contigo!
Envolvidos e movidos pela vontade de divulgar, sensibilizar e tornar a nossa sociedade cada vez melhor, os nossos discentes do 10.º ano, turma A, continuam a agitar consciências com questões alusivas aos direitos humanos. No âmbito do concurso “Livres e iguais: escolas pelos direitos humanos”, aqui vão mais dois documentos em vídeo, destes nossos jovens empreendedores na dimensão dos valores.
Tal como Fernando Pessoa, estes jovens também “gritam” ao mundo “Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens.”.
As docentes,
Cristina Coelho, Fátima Silva e Helena
15 de novembro de 2018
14 de novembro de 2018
5 de novembro de 2018
“Livres e iguais: Escolas pelos Direitos Humanos” - Também é contigo!
No próximo dia 10 de dezembro de 2018, comemoram-se os 70 anos de existência da Declaração Universal dos Direitos Humanos. O nosso Agrupamento de Escolas, tendo em conta a sua filosofia e práticas em defesa dos direitos humanos não poderia ficar indiferente a esta comemoração.
Assim, no âmbito do concurso “Livres e iguais: Escolas pelos Direitos Humanos”, a turma do 10.ºA resolveu desencadear uma teia de ações subordinadas ao projeto "Também é contigo!", objetivando a sensibilização da comunidade escolar e civil de Manteigas para os direitos do ser humano, relembrando os trinta artigos da Declaração.
Deste modo, dentro da sala de aula e em contexto para além do curricular, os discentes tomaram a liberdade de propor tarefas, atividades e trabalhos, articulados com os conteúdos das diversas disciplinas visando a sensibilização de pequenos e graúdos para a temática dos direitos humanos.
E porque é em atividade que todos se tornam empreendedores na transmissão de valores, eis alguns vídeos de sensibilização, criados pelos alunos do 10.º ano.
As professoras coordenadoras:
Helena Pereira, Fátima Silva e Cristina Coelho
Etiquetas:
Actividades,
Concursos
30 de outubro de 2018
24 de outubro de 2018
23 de outubro de 2018
A BE recebeu a Turma de 5.º ano
Porque o outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, convidámos a turma de 5.º ano para assistir à apresentação formal deste espaço.
Os alunos tiveram oportunidade de ouvir um conto, perceber as atividades que podem desenvolver neste espaço, como se procede à requisição de livros, como se organiza a BE e os recursos que a mesma possui.
Agradecemos a todos, especialmente ao Diretor de turma do 5.º ano, que gentilmente acedeu ao convite, participando ativamente nas atividades e reflexões.
Os alunos tiveram oportunidade de ouvir um conto, perceber as atividades que podem desenvolver neste espaço, como se procede à requisição de livros, como se organiza a BE e os recursos que a mesma possui.
Agradecemos a todos, especialmente ao Diretor de turma do 5.º ano, que gentilmente acedeu ao convite, participando ativamente nas atividades e reflexões.
19 de outubro de 2018
Subscrever:
Mensagens (Atom)


