No passado dia 5 de abril, três alunos da nossa escola, nomeadamente Duarte Carvalhinho, Matilde Costa do 7.º B e Vânia Neves do 9.º A, deslocaram-se à Biblioteca Municipal de Aguiar da Beira para realizarem provas referentes à fase distrital do Concurso Nacional de Leitura. Louvamos o empenho e a dedicação dos nossos discentes, apesar de não terem sido selecionados para a fase final. Todos gostaram da experiência e ficou a certeza de que no próximo ano letivo irão participar novamente. Parabéns aos nossos alunos leitores pelo trabalho e participação.
Enquanto os alunos fizeram a prova escrita, a professora bibliotecária, a professora acompanhante e a assistente operacional foram envolvidas num ateliê de manualidades organizado pela Biblioteca Municipal de Aguiar da Beira.Também elas estão gratas pela experiência!
De 11 a 15 de março de 2013, decorreram no nosso Agrupamento de escolas, várias atividades associadas à Semana da Leitura.
À semelhança dos anos anteriores, a BE realizou uma feira do livro, em articulação com o departamento de línguas, que decorreu de 11 a 13 de março. Com esta iniciativa, a BE pretendeu cativar os leitores não apenas para a leitura e manuseamento dos livros, como também para o reconhecimento dos elementos paratextuais dos mesmos. Até que ponto já nos questionámos sobre a relevância da capa e contracapa de um livro? Quem as elaborou? Que trabalho árduo e meritório está por detrás da vestimenta e existência de um livro? E as sinopses? E as ilustrações? Que génios as elaboraram? Se pensarmos bem, um livro não é apenas uma história produzida por um escritor; é uma criação coletiva de quem tem o engenho e a arte de trazer até nós, numa compilação, o trabalho árduo dos artesãos, que atualmente, já não são meros monges copistas. Esperemos que os nossos alunos tenham ficado sensibilizados com a variedade de livros e as múltiplas ofertas que lhes podem despertar o gosto pela leitura.
No dia 15 de março, demos continuidade ao projeto de motivação para a leitura do ano anterior. Este ano, o projeto surgiu sob a forma de sete ateliês e dois espaços. Abraçando a temática do mar, em "maré de leitura", fazendo do mar arte, convidámos mais uma vez a comunidade civil a desfrutar da apresentação de várias atividades relacionadas com a leitura que foram desencadeadas pela BE, com o contributo de todos os departamentos curriculares, assistentes e técnicos operacionais, convidados especiais, a associação ACTIVA e com o apoio da Câmara Municipal. Deixamos aqui algumas fotografias alusivas às atividades e esperamos que cada um tenha tirado proveito das mesmas.
Votos de novos projetos de motivação para a leitura são os nossos desejos!
Como o prometido é devido, aqui vai a segunda publicação do jornal da Biblioteca Escolar. Agradecemos o contributo de todos os colaboradores e continuem a enviar artigos para a próxima edição. Boas leituras!