6 de dezembro de 2016

Dia internacional da pessoa com deficiência

       O dia internacional da pessoa com deficiência, 3 de dezembro, é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas. Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspeto da vida política, social, económica e cultural.



  Assim, a associação AFACIDASE dinamizou na escola sede uma animação sobre a temática da (d)eficiencia e os alunos desta escola fizeram atividades gímnicas, de leitura e jogos na biblioteca com esta associação.




9 de novembro de 2016

Dia da Alimentação


Na Escola Básica de Manteigas, comemorou-se o Dia da Alimentação com diversas atividades.  No dia 6 de outubro, o nutricionista do Centro de Saúde realizou uma breve sensibilização com os alunos acerca da importância de uma alimentação correta, dando mais ênfase para a sopa. No dia 17 do mesmo mês, a turma do 3.º ano trabalhou a história “ O dia em que a barriga rebentou” de José Fanha. Nos dias 17 e 18, realizaram-se outras atividades, tais como a pintura de desenhos, a pesquisa de provérbios e sua ilustração para a elaboração de um cartaz. No dia 19, os alunos degustaram gelatina. Nos dias  17 e 20 de outubro, foi feita a sensibilização para a importância de uma boca saudável pela higienista oral.




27 de outubro de 2016

21 setembro, dia Internacional da Paz

Em 1981, a Assembleia Geral da ONU declarou o dia 21 de setembro, Dia Internacional da Paz, dedicado a comemorar e fortalecer os ideais de paz em cada nação e cada povo entre si.

"Os povos de todo o mundo pediram-nos para iluminar o caminho para um futuro promissor cheio de oportunidades. E os Estados-Membros responderam à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável ... É uma agenda para as pessoas, para acabar com a pobreza em todas as suas formas. Uma agenda para o planeta, que é a nossa casa comum. Uma agenda de prosperidade partilhada, paz e parcerias colaborativas. "- Ban Ki-moon, Secretário-Geral da ONU.


A biblioteca do agrupamento  comemorou localmente a dimensão da PAZ, através da leitura  poemas e frases alusivas à paz, assim como com a execução de Origamis do Tsuru (pássaro que simboliza a Paz).

8 de junho de 2016

A rádio TSF esteve na biblioteca da nossa "Escola Solidária"


         No dia 1 de junho a TSF esteve na biblioteca no âmbito do projeto “Escolas Solidárias” onde o Agrupamento de Manteigas participou com a Peça de Teatro “Ai Inês”. A adaptação do texto esteve a cargo da professora Helena Pereira, o guarda-roupa a cargo da professora bibliotecária, sonorização a cargo da professora Georgina Candeias. Esta peça de teatro contou ainda com a participação do grupo de dança da escola, dos alunos da pré-escola e de alguns elementos do Lar de Idosos. 
     No dia 30 de maio decorreu no teatro Camões em Lisboa o Encontro Nacional Escolas Solidárias Fundação EDP 2016.  
      Das 346 escolas inscritas neste projeto, 23 escolas obtiveram distinção incluindo a nossa escola, onde apenas 7 foram consideradas “super escolas. 

16 de maio de 2016

Visita à 17. ª Feira do Livro


Visita à 17. ª Feira do Livro na Sede da Banda Boa União- Música Velha, em Manteigas, onde está patente a exposição de ilustração dos alunos do Agrupamento de Escolas de Manteigas e onde decorreu a Oficina de Conservação e Restauro dinamizada por Patrícia Martins.






4 de maio de 2016

Dia da mãe

     As crianças da pré-escola e as suas mães estiveram presentes na biblioteca escolar do agrupamento para celebrar o dia da mãe.
    A professora bibliotecária explicou o folheto do Ler+ família, seguidamente foi lida a história digital “Um livro sobre a minha mãe” de Ana Faria pelas educadoras. De seguida as mães fizeram a dramatização da história “O macaco de rabo cortado” e por fim a escritora Elizabete Morão leu o poema  “Ser mãe até morrer” do seu livro de poesia “Emoções”.



26 de abril de 2016

"Relembrar o dia da revolução"

  Para relembrar algumas lembranças do dia da Revolução, as professoras da Biblioteca Escolar dinamizaram uma apresentação sobre o 25 de abril de 1974, na Unidade de Cuidados Continuados e no Lar de Idosos de Manteigas.

Alguns dos utentes presentes partilharam algumas das suas vivências e cantaram canções de abril.

Concurso Nacional de Leitura


   Na Biblioteca Municipal de Fornos de Algodres decorreu no dia 15 de abril, a 10ª edição da Final Distrital da Guarda do Concurso Nacional de Leitura (CNL) à qual concorreram 20 escolas e 84 alunos do 3º ciclo e secundário. 
   O Concurso Nacional de Leitura, de âmbito nacional, desenvolveu-se em três fases distintas. Durante a 1ª. fase, os concorrentes do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Secundário candidataram-se através das respetivas escolas. No início do 2º. trimestre, cada escola selecionou por meio de provas de escola os três alunos vencedores candidatos à Prova Distrital.
       
     Os concorrentes realizaram um teste escrito, tendo sido selecionados 5 elementos de cada grau de ensino que fizeram as provas orais.

   
O júri congratulou-se com a qualidade dos concorrentes, o empenhamento dos alunos, das escolas e dos professores num concurso que desenvolve hábitos de leitura, que contribuirão para uma maior participação cívica, cultural e educativa para a construção de um país mais informado e melhor.


"Gostei de participar pois este concurso motivou-me para a leitura; achei que a prova tinha muitos pormenores que era preciso ter em mente; conheci muitas pessoas e alguns lugares novos, pelo que foi um dia muito divertido."
                                                                                                                     Bárbara Cavaca

7 de abril de 2016

"Prova Final de Multiatividades" e passeio "À descoberta de Manteigas"



No dia 7 de abril vai decorreu em Manteigas a prova final de “Multiatividades de Ar Livre” (MAAL) da zona de intervenção do Desporto Escolar da região da Guarda. 
Esta modalidade é uma disciplina que se carateriza pela prática de aventura e exploração da natureza tendo como base um percurso de Orientação.
O principal objetivo das MAAL é desenvolvimento de Provas de Aventura, entendidas como um tipo de atividades desportiva que promova o trabalho em equipa. Estas são compostas obrigatoriamente por elementos de ambos os sexos, contribuindo também desta forma para a igualdade de género.
As equipas compostas com quatro a seis elementos, munidos de um mapa,  tentaram fazer o percurso certo, por forma a encontrarem as Balizas com os respetivos códigos solicitados no cartão de controlo no menor tempo possível, mas, para isso também tiveram de realizar atividades, como, Escalada, BTT, Slackline, Tiro com Arco e Provas Ambientais.
Em colaboração com a biblioteca escolar foi elaborado um mapa com um percurso mais acessível, por forma a participarem todos os alunos do Agrupamento de Manteigas que não estejam inscritos no clube de MAAL, intitulado “À Descoberta de Manteigas”. Estes alunos compostos em equipas mistas com um professor, munidos de um mapa, foram à descoberta de locais da vila, por forma a completarem um questionário.
No final, certamente ganharam todos pela convivência em equipa, partilha de saberes, práticas variadas de atividade física/melhor condição física e experiência obtida.
Os professores responsáveis, agradecem à Câmara Municipal de Manteigas, G.N.R., Empresa Glaciar e Bombeiros Voluntários de Manteigas, pela colaboração/prontidão no apoio à realização do evento."

6 de abril de 2016

Semana da Leitura 2016


15 de março de 2016

Ceia Medieval

    No âmbito da comemoração do feriado Municipal decorreu no Agrupamento de Escolas de Manteigas uma Ceia Medieval com leitura de excerto do Foral Manuelino. Os  trajes foram confecionados pela professora Cristina Rojão com o apoio de “O Capote".

9 de março de 2016

Encontro com Rogélia Proença dia 17 de março



Rogélia Proença é escritora, poetisa, contista. É autora da trilogia poética, “Um Amor que vence Chronos”, “O Livro dos Silêncios” e “Pó de Estrelas” e ainda “Papel de Seda” (para os mais novos).
Possui variadíssimas participações em antologias com outros autores, em várias editoras.
É professora de Português e Francês. Formou-se na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em Língua e Culturas Portuguesas. Estudou e Didática em UBI - LCPD (pós-graduação)

Especializou-se em Vergílio Ferreira (e participou como palestrante nos Colóquios vergilianos de Gouveia), Pedagogia Integrada de Línguas (UBI, estando os seus trabalhos publicados na revista literária da Universidade) e os Poetas Líricos do tempo de Camões, dilucidando homonímias e autorias (Coimbra).
 Nasceu na Covilhã, espaço que continua a identificar como um pequeno paraíso.
Dinamizadora dos Clubes Gáliamania e Clube dos Leitores Vivos.. Verificar também, a propósito da aprendizagem do Francês, o site da professora: http://www.prof2000.pt/users/rogelia ou www.galiamania.blogspot.com
É professora, Mãe, voluntária, escuteira, responsável pela edição de um jornal,  (O Lenço Castanho), cronista, membro ativo da Associação Portuguesa de Poetas.
Os seus blogues são: Livro dos Silêncios Blog, Palavras Andarilhas, (Clube Leitores Vivos/ Língua Portuguesa), Palavras Programadas, Gáliamania.



8 de março de 2016

Sem raízes não há asas: a cultura, o modo de pensar sentir e agir

   Decorreu, dia 24 de fevereiro, a atividade “Sem raízes não há asas: a cultura, o modo de pensar sentir e agir” dinamizada pelos alunos do 12.º ano, sob orientação da professora de filosofia Sara Ramos e com a participação de alguns membros da comunidade educativa que partilharam as suas vivências noutros países e com outras culturas,
    Esta atividade pretendeu refletir sobre a riqueza da diversidade dos valores, bem como a importância do diálogo intercultural.

Concursos de Poesia

 No “Concurso de Poesia” que se realizou no âmbito da Semana da Leitura participaram as turmas do 5.º, 6.º e 7.ºanos. Numa primeira fase, os alunos foram motivados em contexto de sala de aula pelas professoras, com a audição da declamação de poemas (Mário Viegas e João Villaret), tiveram conhecimento do respetivo regulamento do concurso e na sala de aula foram elaborados os poemas tendo por base o tema “Solidariedade”.     
     Após a realização dos mesmos, os alunos recorreram ao Word (facultativo) para ultimarem o seu trabalho e a material de desenho para ilustrarem os poemas (facultativo); posteriormente os alunos escolheram os três melhores poemas de cada turma e o júri, após uma análise cuidada, procedeu à escolha do 1.º, 2.º e 3.º lugares por ano. Os poemas foram afixados na Escola e procedeu-se à declamação dos mesmos na Biblioteca da escola, pelos respetivos alunos. 

     A estes foi entregue um diploma e uma pequena lembrança; aos restantes alunos foi entregue um diploma de participação. A atividade foi considerada positiva pelos alunos e pela equipa responsável. A docente referiu ainda que os alunos do 5.º ano dirigiram-se, por diversas vezes, com a professora à biblioteca com a finalidade de requisitarem livros e procederem a uma leitura autónoma dos mesmos.






Foram muitos os alunos que escreveram poesia para o concurso "Faça lá um poema".

O poema “Borboleta o que fazes tu?" daluna Maria Barroso de Sá,  do 6.º ano foi o selecionado.

3 de fevereiro de 2016

Sessão de apresentação da Khan Academy

     No dia 3 de fevereiro decorreu na biblioteca do Agrupamento de Escolas de Manteigas uma sessão de demonstração da Khan Academy. 
   Esta plataforma educacional gratuita, adaptada pela Fundação PT aos programas nacionais de matemática, física, química e biologia pode potenciar e motivar a aprendizagem dos alunos.

25 de janeiro de 2016

Sessão Escolar do Parlamento Jovem

    Ângela Guerra, deputada da Assembleia da República pelo círculo eleitoral da Guarda e advogada esteve presente, no dia 25 de janeiro, na Escola de Manteigas no âmbito projeto "Parlamento Jovem". 
   Os temas deste ano são: para o ensino secundário “Portugal assimetrias litoral/interior. Que soluções?” e para o ensino básico “Racismo, Preconceito e Discriminação. Ao debate.”

     A Escola Básica de Manteigas elegeu nas sessões  escolares realizadas no dia 20 e 21 de janeiro, 5 deputados do ensino básico  e 3 deputados do ensino secundário para estarem presentes na Sessão Distrital.
Os alunos apresentaram os projetos de recomendação que irão ser debatidas na sessão distrital.

8 de janeiro de 2016

Descoberta dos elementos químicos


A International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC) anunciou, em 30 de dezembro de 2015, o reconhecimento da descoberta dos elementos químicos 113, 115, 117 e 118, com os nomes provisórios Uut, Uup, Uus e Uuo, respetivamente.
O 7.º período da Tabela Periódica fica, assim, completo.

As equipas responsáveis pelas descobertas são oriundas do Japão, da Rússia e dos EUA e são agora convidadas a participar no processo de atribuição de nomes definitivos e dos respetivos símbolos químicos, que culminará com a sua inclusão na Tabela Periódica.


5 de janeiro de 2016

Feira do Livro

    Decorreu nos dias 15 e 16 de dezembro a feira do livro na escola sede do Agrupamento de Escolas de Manteigas de forma a incentivar a comunidade educativa a adquirirem livros que iniciem ou enriqueçam a sua biblioteca pessoal. 
   Esta feira teve também como objetivos proporcionar um contato vivo e direto com grande número de títulos adequados às diferentes idades, incentivar o manuseamento e a apreciação dos livros expostos, por parte dos alunos, para se habituarem a fazer escolhas fundamentadas.