Entra em contacto com a Biblioteca
- Página inicial
- Guia da BE
- Plano Anual de Atividades da BE e outros documentos orientadores
- Informações Operacionais
- Recursos
- Recursos de apoio à realização/apresentação de trabalhos
- Referencial de Educação para os Media
- Web 2.0-Ferramentas
- Guião de pesquisa de informação
- Livros para miúdos e graúdos ...
31 de dezembro de 2018
“Livres e iguais: Escolas pelos Direitos Humanos” - Também é contigo!
No último dia de 2018 fazemos votos de que 2019 seja um ano de AMOR.
Diga não ao racismo!
25 de dezembro de 2018
“Livres e iguais: Escolas pelos Direitos Humanos” - Também é contigo!
Mais vídeos por um número infindável de boas ações...
24 de dezembro de 2018
“Livres e iguais: Escolas pelos Direitos Humanos” - Também é contigo!
Publicamos os últimos vídeos, no âmbito da efeméride "70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos".
Desejamos a todos um bom Natal e votos de bom descanso.
10 de dezembro de 2018
“Livres e iguais: Escolas pelos Direitos Humanos” - Também é contigo!
Dia 10 de dezembro - Aniversário da Declaração dos Direitos Humanos
Para assinalar o 70.º aniversário da Declaração dos Direitos Humanos partilhamos este vídeo realizado pelos alunos do 10.º "A".
Breve apontamento:
«Como um dos “acordos internacionais mais profundos e de longo alcance do mundo”, a Declaração Universal proclamou direitos inalienáveis de todos os seres humanos, independente de raça, cor, religião, sexo, linguagem, opinião política ou de qualquer outro tipo, origem social ou de nacionalidade, status de propriedade, nascimento ou de qualquer outro tipo. É o documento mais traduzido do mundo, disponível em mais de 500 idiomas.» (in: https://nacoesunidas.org/onu-lanca-campanha-pelo-70o-aniversario-da-declaracao-universal-dos-direitos-humanos/amp/)
27 de novembro de 2018
26 de novembro de 2018
22 de novembro de 2018
“Livres e iguais: Escolas pelos Direitos Humanos” - Também é contigo!
Envolvidos e movidos pela vontade de divulgar, sensibilizar e tornar a nossa sociedade cada vez melhor, os nossos discentes do 10.º ano, turma A, continuam a agitar consciências com questões alusivas aos direitos humanos. No âmbito do concurso “Livres e iguais: escolas pelos direitos humanos”, aqui vão mais dois documentos em vídeo, destes nossos jovens empreendedores na dimensão dos valores.
Tal como Fernando Pessoa, estes jovens também “gritam” ao mundo “Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens.”.
As docentes,
Cristina Coelho, Fátima Silva e Helena
15 de novembro de 2018
14 de novembro de 2018
5 de novembro de 2018
“Livres e iguais: Escolas pelos Direitos Humanos” - Também é contigo!
No próximo dia 10 de dezembro de 2018, comemoram-se os 70 anos de existência da Declaração Universal dos Direitos Humanos. O nosso Agrupamento de Escolas, tendo em conta a sua filosofia e práticas em defesa dos direitos humanos não poderia ficar indiferente a esta comemoração.
Assim, no âmbito do concurso “Livres e iguais: Escolas pelos Direitos Humanos”, a turma do 10.ºA resolveu desencadear uma teia de ações subordinadas ao projeto "Também é contigo!", objetivando a sensibilização da comunidade escolar e civil de Manteigas para os direitos do ser humano, relembrando os trinta artigos da Declaração.
Deste modo, dentro da sala de aula e em contexto para além do curricular, os discentes tomaram a liberdade de propor tarefas, atividades e trabalhos, articulados com os conteúdos das diversas disciplinas visando a sensibilização de pequenos e graúdos para a temática dos direitos humanos.
E porque é em atividade que todos se tornam empreendedores na transmissão de valores, eis alguns vídeos de sensibilização, criados pelos alunos do 10.º ano.
As professoras coordenadoras:
Helena Pereira, Fátima Silva e Cristina Coelho
30 de outubro de 2018
24 de outubro de 2018
23 de outubro de 2018
A BE recebeu a Turma de 5.º ano
Porque o outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, convidámos a turma de 5.º ano para assistir à apresentação formal deste espaço.
Os alunos tiveram oportunidade de ouvir um conto, perceber as atividades que podem desenvolver neste espaço, como se procede à requisição de livros, como se organiza a BE e os recursos que a mesma possui.
Agradecemos a todos, especialmente ao Diretor de turma do 5.º ano, que gentilmente acedeu ao convite, participando ativamente nas atividades e reflexões.
Os alunos tiveram oportunidade de ouvir um conto, perceber as atividades que podem desenvolver neste espaço, como se procede à requisição de livros, como se organiza a BE e os recursos que a mesma possui.
Agradecemos a todos, especialmente ao Diretor de turma do 5.º ano, que gentilmente acedeu ao convite, participando ativamente nas atividades e reflexões.
19 de outubro de 2018
18 de outubro de 2018
Projeto SOBE
No Mês Internacional da Biblioteca Escolar dinamizaram-se atividades de leitura com a turma do Pré-Escolar deste Agrupamento. A BE, articulando com o projeto SOBE fez a leitura e exploração do livro "Os Crocodilos Não Lavam os Dentes", desenvolvendo posteriormente atividades muito interessantes relacionadas com a temática.
Pelas imagens que se seguem percebe-se que estes alunos são pequeninos apenas no tamanho, porque são GRANDES na participação e desenvolvimento deste projeto.
Projeto SOBE
11 de outubro de 2018
1 de outubro de 2018
28 de setembro de 2018
NOVIDADES DE LEITURA
AQUILO
QUE OS OLHOS VEEM OU O ADAMASTOR
Autor:
Manuel António Pina
Classificação
Temática: Literatura Juvenil; 8.º Ano
Sinopse: A
história é contada pelo físico e astrólogo Mestre João, que regressa velho e
doente a Portugal, depois de muitos no Oriente, e que, à passagem do Cabo da
Boa Esperança, recorda os acontecimentos de que fora aí, testemunha muitos anos
antes. A ação narrada por Mestre João passa-se no mar em 1501, no interior de
uma nau da frota de Pedro Álvares Cabral, que o mesmo Mestre João acompanhara
na sua viagem, primeiro, ao Brasil e, depois, pela rota de Vasco da Gama à
Índia. Regressando à Índia, a nau recolhera então na Angra de S. Brás, perto do
Cabo da Boa Esperança, onde fazia aguada, um náufrago (Manuel) que contou uma
história fantástica e terrível.
27 de setembro de 2018
DIA EUROPEU DAS LÍNGUAS
O Dia Europeu das Línguas é comemorado anualmente a 26 de setembro. Neste dia celebra-se a diversidade linguística do continente Europeu. De facto a Europa conta com mais de 200 línguas, 24 das quais são oficiais.
No nosso Agrupamento assinalámos este dia com diversas iniciativas. O Departamento de Línguas, em articulação com a Biblioteca Escolar, dinamizou algumas atividades.
O Agrupamento mobilizou-se e a escola "vestiu-se" com elementos alusivos à celebração deste dia. Assim, os alunos do pré-escolar foram convidados a ouvir uma história na BE, declamaram rimas, na cantina os alunos tiveram oportunidade de degustar uma ementa "EUROPEIA" e os alunos do 2.º, 3.º ciclo e secundário entoaram canções em diferentes línguas.
No entanto, porque também é importante registar que todas as línguas são importantes a aluna Mafalda deu a conhecer o "alfabeto" e algumas palavras em INDI.
No entanto, porque também é importante registar que todas as línguas são importantes a aluna Mafalda deu a conhecer o "alfabeto" e algumas palavras em INDI.
Foi um dia memorável :) Obrigada a todos os participantes.
Brevemente contamos disponibilizar algumas imagens!
18 de maio de 2018
Destaque Livro: A CAVALO NO TEMPO
Porque ler é sempre um prazer ... descobre este e outros livros na tua BE.
Celebramos a "Semana da Família" ...
Procura este livro nas "NOVIDADES"
Este livro é da autoria de Luísa Ducla Soares é recomendado para o 5.º ano de escolaridade.
Boa semana,
Boas leituras :)
9 de maio de 2018
8 de maio - Dia da Europa
Para comemorar este dia a Biblioteca Escolar convidou a Professora Helena Simões Pereira para dinamizar uma atividade. A professora Helena contou a lenda da Princesa Europa com um encanto espacial que nos cativou a todos. Após a exploração oral e reflexões que o conto permitiu, seguiram-se atividades no âmbito da expressão plástica. Os alunos realizaram em barro bandeiras europeias que pintaram com guache.
A equipa de BE agradece a todos os envolvidos.
Ficam alguns registos.
Etiquetas:
Atividades,
Efemérides,
Projetos
8 de maio de 2018
Destaque/Novidades na BE Contos de Grimm (leitura obrigatória 6.º ano)
Resumo:
«Sabias que o Capuchinho Vermelho voltou a encontrar um lobo numa outra visita à avozinha? Sabias que a Bela Adormecida também se chamava Rosa Espinhosa por causa do grande roseiral que crescera à volta do castelo enquanto ela dormia? E sabias que nem sempre os heróis dos contos de fadas vivem felizes para sempre…?
Desde o início do século XIX que os Irmãos Grimm alimentam a imaginação de miúdos e graúdos de todo o mundo e há sempre algo de novo a aprender com cada personagem!»
In: https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/contos-de-grimm/16940109
Nota: Os irmãos Grimm Jacob e Wilhelm foram dois irmãos, ambos académicos, linguistas, poetas e escritores que nasceram no então Condado de Hesse-Darmstadt, atual Alemanha. Os dois dedicaram-se ao registo de várias fábulas infantis, ganhando assim grande notoriedade, notoriedade essa que, gradualmente, tomou proporções globais.
Se quiseres conhecer outras histórias on line dos Irmãos Grimm consulta o link:
https://www.grimmstories.com/pt/grimm_contos/index
6 de maio de 2018
5 de maio de 2018
26 de abril de 2018
Filme: "Capitães De Abril"
Porque o 25 de abril é uma data marcante para todos os portugueses, a turma de 6 ano visualizou o filme "Capitães De Abril" na BE. A iniciativa partiu da professora Fátima Silva a quem agradecemos pelo excelente momento que proporcionou.
«Na madrugada de 25 de Abril de 1974, o Rádio Clube Português emite a célebre e interdita canção de Zeca Afonso, "Grândola, Vila Morena". Trata-se um código combinado com o clandestino Movimento das Forças Armadas que nessa madrugada levou um grupo de capitães a executar um golpe de estado e acabar com o regime do Estado Novo. O capitão Salgueiro Maia marcha com o seu regimento sobre Lisboa, decidido a tomar a capital sem derramamento de sangue.»
In: http://www.rtp.pt/programa/tv/p4138
24 de abril de 2018
23 de abril de 2018
Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor 2018
"A UNESCO instituiu em 1995 o Dia Mundial do Livro. A data foi escolhida por ser um dia importante para a literatura mundial - foi a 23 de abril de 1616 que faleceu Miguel de Cervantes e a 23 de abril de 1899 que nasceu Vladimir Nabokov. O dia 23 de abril é também recordado como o dia em que nasceu e morreu o famoso escritor inglês William Shakespeare.
A data serve ainda para chamar a atenção para a importância do livro como bem cultural, essencial para o desenvolvimento da literacia e para o desenvolvimento económico."
in:https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-do-livro/
Fotografia: http://blogs.uai.com.br/contaumahistoria/wp -
content/uploads/sites/13/2017/04/17216366532_b220f5d945.jpg
11 de abril de 2018
Novidade: As velas ardem até ao fim
Livro recomendado: 12.º ano
Sándor Márai (2001). As Velas Ardem até ao Fim. Alfragide: D. Quixote. Tradução do húngaro de Mária Magdolna Demeter.
O romance de Márai é uma longa reflexão sobre a amizade e a sua impossibilidade na desigualdade. O livro é um exercício de rememoração da relação entre Henrik, rico aristocrata e general, e Konrád, proveniente de uma família polaca decadente. A amizade entre ambos começa no início da frequência do colégio militar, por volta dos dez anos, e prolonga-se por mais 22 anos, quando Konrád abandona o exército e, de um dia para o outro, desaparece, instalando-se no Oriente e vagueando pelo mundo.
Passados quarenta e um anos, Konrád regressa ao castelo do amigo para um longo jantar. Um quase monólogo de Henrik apenas entrecortado, aqui e ali, por perguntas ou frases misteriosas do amigo. O monólogo é, em primeiro lugar, a descrição – ou um libelo acusatório – da traição de Konrád à amizade entre ambos. No dia anterior ao desaparecimento de Konrád, este terá sentido um desejo intenso de assassinar o amigo. Além disso, manteve um caso amoroso com Krisztina, a mulher do General. Konrad nunca desmente as acusações, mas também nunca as confirma, como se tudo aquilo, passado tantos anos, não fizesse já sentido.»
(in: http://kyrieeleison-jcm.blogspot.pt/2012/08/sandor-marai-as-velas-ardem-ate-ao-fim.html)
10 de abril de 2018
Abril - Campanha Laço Azul
O Agrupamento de Escolas de Manteigas em parceria com a UCSP - Mateigas, junta-se a esta iniciativa e promove a sensibilização para o tema dos maus tratos infantis.
9 de abril de 2018
Novidade: Robinson Crusoé
Livro recomedado: 6.º ano
Título: Robinson Crusoé
Autor: Daniel Defoe
Editora: Porto Editora
SINOPSE
Robinson Crusoé, na consagrada
adaptação de John Lang, é uma das obras recomendadas no Plano Nacional de
Leitura e pelas Metas Curriculares de Português para a educação literária, no
6.° ano. Robinson Crusoé é um náufrago que sobrevive a
tempestades e furacões, a piratas gananciosos, a selvagens canibais e à vida
solitária numa ilha deserta. Com imaginação e habilidade, constrói casas,
barcos e ferramentas que lhe permitem viver décadas longe da civilização. Mas é
em Sexta-Feira, um nativo que ele salva da escravidão, que encontra a
verdadeira humanidade. Descobre todas as aventuras deste herói na mais famosa
narrativa de viagens. Esta obra clássica da literatura de viagens
transporta-nos através dos mares até à ilha perdida onde o herói, Robinson Crusoé,
vive aventuras que desafiam a nossa imaginação.
Robinson Crusoé, na consagrada adaptação de John Lang, é uma das obras recomendadas no Plano Nacional de Leitura e pelas Metas Curriculares de Português para a educação literária, no 6.° ano. Robinson Crusoé é um náufrago que sobrevive a tempestades e furacões, a piratas gananciosos, a selvagens canibais e à vida solitária numa ilha deserta. Com imaginação e habilidade, constrói casas, barcos e ferramentas que lhe permitem viver décadas longe da civilização. Mas é em Sexta-Feira, um nativo que ele salva da escravidão, que encontra a verdadeira humanidade. Descobre todas as aventuras deste herói na mais famosa narrativa de viagens. Esta obra clássica da literatura de viagens transporta-nos através dos mares até à ilha perdida onde o herói, Robinson Crusoé, vive aventuras que desafiam a nossa imaginação.
23 de março de 2018
Acontece de 19 a 23 março ...
Imagens de diferentes apontamentos poéticos que já aconteceram nesta semana.
Etiquetas:
Actividades,
Dia Mundial da Poesia,
Poesia
21 de março de 2018
Apontamentos poéticos na voz de quem os escreveu ...
Para comemorar o Dia Internacional da Poesia (21/3), muito foram os participantes que nos brindaram com momentos de verdadeiro deleite poético.
Fica o registo da Mariana Massano.Obrigada a todos os participantes :)
Etiquetas:
Actividades,
Dia Mundial da Poesia
15 de março de 2018
12 .º edição - Semana da Leitura
A Semana da Leitura decorreu entre os dias 5 e 9 de março.
Foi uma semana recheada de leituras, jogos e uma palestra.
Algumas atividades foram desenvolvidas em parceria com outras instituições locais: BMM, Afacidase e Favo de Mel.
Agradecemos a todos os envolvidos e esperamos que as imagens espelhem o envolvimento de todos.
Foi uma semana recheada de leituras, jogos e uma palestra.
Algumas atividades foram desenvolvidas em parceria com outras instituições locais: BMM, Afacidase e Favo de Mel.
Agradecemos a todos os envolvidos e esperamos que as imagens espelhem o envolvimento de todos.
Etiquetas:
Actividades,
Semana da Leitura
8 de março de 2018
Dia Internacional da Mulher - 8 de março
Uma gerbera adornada com um pequeno apontamento poético ...
15 de fevereiro de 2018
Semana dos Afetos
Subscrever:
Mensagens (Atom)