Entra em contacto com a Biblioteca
- Página inicial
- Guia da BE
- Plano Anual de Atividades da BE e outros documentos orientadores
- Informações Operacionais
- Recursos
- Recursos de apoio à realização/apresentação de trabalhos
- Referencial de Educação para os Media
- Web 2.0-Ferramentas
- Guião de pesquisa de informação
- Livros para miúdos e graúdos ...
29 de janeiro de 2021
19 de janeiro de 2021
"Fome de perfeição"
O nosso Agrupamento Participou uma vez mais no concurso "Uma Aventura... Literária 2021" - modalidade texto original.
O texto que nos chegou a conhecimento, pelas mãos da professora Helena Pereira, foi escrito pela Alexandra Gonçalves, do 12.º A.
A Alexandra escreve, sobre temas difíceis e pertinentes para os jovens, com uma profundidade verbal típica de escritores consagrados. Começamos a ler e é impossível parar. A jovialidade que a Alexandra emana, quando conversamos com ela, contrasta com a forma como escreve... incisiva, acutilante, poética ...
Quando li o título "Fome de perfeição" pensei que o texto embalaria uma história sobre um(a) jovem exigente, mas no sentido de "organização pessoal". As primeiras linhas descortinam uma temática diferente - anorexia. Percebemos imediatamente o trocadilho e a amplitude que a palavra "fome", nos múltiplos significados, permite.
Partilhamos convosco, com autorização da autora, um excerto do texto, esperando que as palavras vos envolvam da mesma forma.
Fome de Perfeição
«São 8:30. Passa 1 hora e 15 minutos desde que acordei. 15 Minutos desde que terminei. Sei-o pelo relógio da bancada, mesmo ao lado do lavatório, perigosamente perto do espelho. Mas não interessa no final de contas, a localização do relógio quero eu dizer. Vou olhar para o meu reflexo independentemente das circunstâncias. Como que seguindo os meus pensamentos o meu olhar pousa sobre a superfície reluzente e húmida pela água do duche que acabei de tomar. Ela devolve-me o meu corpo distorcido, o tom negro da toalha que me envolve sobressai como uma nódoa. O meu corpo é de facto uma nódoa. Dizem que o preto nos faz parecer mais magros. Não me parece que no meu caso ele me valha de muito. Não há salvação para mim...»
«Adoramos a perfeição, porque não a podemos ter; repugná-la-íamos se a tivéssemos. O perfeito é o desumano, porque o humano é imperfeito.»
in: Fernando Pessoa, Livro do Desassossego, por Bernardo Soares.
Vol. II. Mem Martins: Europa-América, 1986.
12 de janeiro de 2021
Projeto "Desafia-te" - Desafio n.º 5
Hoje os desafios apresentados são verdadeiros exercícios de leitura e interpretação.
Porque a equipa da Biblioteca Escolar ainda está em modo Natal, presentes, solidariedade ... deixamos de bombom uma dica " - Não te deixes enganar pelas respostas mais óbvias" ;)
Agora ... vamos lá pensar nas respostas.
Aguardamos as vossas participações.