Divulgamos os livros de leitura e as alunas apuradas para representar o Município de Manteigas e o Agrupamento de Escolas de Manteigas na fase intermunicipal, este ano realizado pelo município de Figueira de Castelo Rodrigo.
As alunas apuradas podem dirigir-se até a BE do Agrupamento e requisitar os livros selecionados. Temos um exemplar de cada livro.
As provas serão realizadas on line, em horário ainda não agendado, nos seguintes dias:
Partilhamos hoje o vídeo que nos foi enviado pela professora Manuela Saraiva.
Fazendo eco da sua "costela espanhola" a professora Manuela escolheu adereços e um livro em espanhol para apresentar como sugestão de leitura. Esperamos que a sua apresentação possa motivar, algum dos nossos leitores, a requisitar o livro, versão portuguesa, na Biblioteca Escolar. Descobre o livro em questão visualizando o vídeo.
O Dia Mundial da Poesia celebra-se todos os anos em 21 de março.
A data foi criada na 30ª Conferência Geral da UNESCO em 16 de novembro de 1999.
O Dia Mundial da Poesia comemora a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação.
Para assinalar a data partilhamos poemas gravados durante a Semana da Leitura, destacando a participação especial de Serena, um membro muito ativo da comunidade de Manteigas, que uniu num só momento o melhor de duas artes.
Hoje é o "Dia do Pai" e gostaríamos de o assinalar a data, partilhando a leitura animada da história "Papá das Pernas Altas" da autoria de Nadine Brun-Cosme.
Esta atividade é realizada em articulação com o departamento de 1.º CEB e visa promover a educação literária.
Assim, convidamos hoje todos os pais a partilharem um momento de leitura em família e a experienciarem toda a ternura que esta história permite.
Feliz dia!
Para melhor explorarem as possibilidade de interpretação e atividades complementares, entre em:
Foi uma semana em cheio. A leitura foi rainha na semana de 8 a 12 de março e os vídeos que continuamos a publicar não deixam dúvidas, relativamente ao envolvimento dos nossos alunos. Nesta publicação apresentamos mais três vídeos, contendo outros testemunhos dos alunos de 2.º ciclo.
A todos os participantes e envolvidos (professora Fátima Silva, alunos, pais/EE) o nossa agradecimento.
Hoje, o dia é de homenagem aos alunos das turmas A e B do 9.º ano.
Recebemos diferentes trabalhos das duas turmas e, com os mesmos, elaborámos algumas apresentações, que muitos nos apraz divulgar.
Agradecemos aos envolvidos, porque sem a participação de todos, a "Semana da Leitura" não teria tido o mesmo brilho.
São raras as oportunidades de, num tão curto espaço de tempo, o Biblioteca Escolar dar a conhecer o seu fundo documental e promover a leitura de forma tão exímia. De facto, vivemos tempos atípicos e movidos por esta atipicidade fomos obrigados e reinventar este evento. Atrevo-me a escrever: não poderia ter corrido melhor. A voz dos alunos trouxe ao conhecimento da comunidade momentos singulares que tanto nos orgulham. Percebemos, em alguns, o agrado de explorarem apresentações diferentes e noutros a superação de se exporem publicamente, contudo o mais evidente é a mobilização de conhecimentos que a atividade implicitamente imprime. Independentemente da força que os moveu a participar tenho apenas duas palavra: parabéns e obrigada.
nota: Cada vídeo contém, normalmente mais de uma participação. Agregámos os trabalhos realizados, de forma a respeitar o equilíbrio temporal e os vídeos não ficassem extensos.
Desafiámos os elementos da Direção do AEM a participar na Semana da Leitura. Publicamos hoje a participação da educadora Maria João. O vídeo remete-nos para a experiência leitora da viajar , sem sair do lugar, que os livros permitem. De facto, os livros contam histórias, transportam os leitores para lugares distantes do dia-a-dia, permitindo-lhes viver aventuras mil. No entanto os livros também nos remetem para outras histórias, a nossa história contruída na relação com aquele livro. O vídeo enviado pela M.J. retrata plenamente essa situação. A leitura e escolha do livro está profundamente interligada a memórias, recordações, alegria, saudade ...
Obrigada Maria João pela partilha deste momento delicioso.
Obrigada D. Cristina pela seu testemunho e participação na Cadeia de Leitura. Sabemos que é uma profissional acarinhada pelos alunos e comunidade de Manteigas, razão pela qual a sua participação foi ainda mais importante.
Abrimos esta cadeia/apresentação de livros dos alunos de 12.º Ano, com um vídeo que nos foi enviado pela professora Helena Pereira.
Não temos palavras para descrever as apresentações que nos chegaram, porque quaisquer palavras que utilizemos para as descrever, serão sempre redutoras em relação ao trabalho realizado individualmente pelos alunos.
Os livros que escolheram e apresentam focam temáticas tão diferentes, quão diferentes são as personalidades e gostos leitores que caracterizam cada um deles. Contudo, todos revelam algo em comum: qualidade. Percebemos que se entregaram a esta tarefa de forma entusiasta, dignificando a projeção do AE Manteigas na celebração da leitura.
A Equipa da Biblioteca Escolar agradece a todos os envolvidos. Parabéns!
Temos recebido vídeos muito criativos, que oportunamente vamos publicando, contudo desafiamos hoje a nossa comunidade educativa a participar numa dinâmica diferente. A atividade "Livros Partilhados = Afetos Redobrados" convida ao envolvimento da família.
Esta iniciativa visa estimular a partilha de experiências, desenvolver uma cidadania participada e criar/reforçar laços entre gerações. Assume-se assim, como um exemplo de boas práticas, constituindo-se como uma oportunidade para pais/filhos, avós/netos, irmãos ... permitirem-se usufruir de um momento único, de uma forma tão simples.
Acreditamos que a LER + vamos chegar + LONGE, neste sentido, esperamos que este vídeo/desafio dê mote e para partilharem leituras e reforçar afetos.
Durante esta semana recolhemos alguns testemunhos sobre a importância da leitura e da Biblioteca Escolar no percurso formativo dos alunos. Abrimos esta rúbrica com o testemunho da professora Fátima Silva, que leciona as disciplinas de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo.
O depoimento começa por reforçar o papel da Biblioteca Escolar na disponibilização de recursos a todos os alunos, contribuindo para o sucesso educativo dos mesmos. Esta visão é partilhada no Manifesto da Biblioteca Escolar, destacando: «A biblioteca escolar disponibiliza serviços de aprendizagem, livros e recursos que permitem a todos os membros da comunidade escolar tornarem-se pensadores críticos e utilizadores efetivos da informação em todos os suportes e meios de comunicação».
Alguns alunos do 9.º "A" partilharam, sob a forma de vídeo, pequenas mensagens e leituras sobre o seus livros favoritos, livros que, na sua opinião, têm mensagens transformadoras.
De facto, o mesmo livro cativa de forma diferente cada leitor, porque as palavras são interpretadas de forma diferente, em função da formação/reflexão individual de cada pessoa.
Esperamos que estes testemunhos cativem o teu interesse e que possas requisitar um destes livros no futuro.
Esta iniciativa foi acarinhada pelas professoras Georgina Candeias e Helena Pereira, a quem agradecemos o envolvimento na motivação dos alunos, na recolha e disponibilização dos vídeos e a proximidade com que acompanharam todos os trabalhos.
Estamos a desenvolver a Semana da Leitura e recebemos trabalhos muito criativos realizados pelos alunos.
Assim, partilhamos no Blog da Biblioteca Escolar, durante esta semana, a apresentação de alguns livros, no âmbito da disciplina de Português.
Agradecemos a todos os envolvidos principalmente aos pais/EE/irmãos mais velhos que apoiaram os seus educandos na realização dos vídeos e à professora Fátima Silva pelo seu envolvimento e pela motivação que, pessoalmente, imprimiu na atividade, bem patente nos vídeos que hoje divulgamos.
Todos temos um livro preferido. Há livros que foram importantes em algum momento das nossas vidas. Livros que pedimos, quando pequenos para os nossos pais lerem "mil vezes", livros que nos arrancaram suspiros, livros em que odiámos determinadas personagens e nos permitiram apaixonar por outras, livros que nos despertaram medos. Conta-nos a tua história, envia-nos o depoimento e ajuda-nos a descobrir possibilidades leitoras.
Publicamos mais uma Cadeia de Leitura, tendo como primeira pessoa desafiada a D. Rosa. Mais do que qualquer palavra que possamos nós escrever para a apresentar, o testemunho, apresentado no vídeo na primeira pessoa, denota a profunda relação que a D. Rosa tem com a leitura e com o espaço da BE.
Desafiámos os professores e alunos do nosso Agrupamento a aderirem à iniciativa "Cadeias de Leitura".
A turma de 8.º ano não se fez esperar e os alunos já nos enviaram alguns vídeos que partilhamos com a comunidade.
Agradecemos a todos os envolvidos, em especial à Diretora de Turma - Anabela Martins - e à professora Manuela Saraiva - professora de português - pelo envolvimento e motivação dos alunos.
Uma das atividades planificadas para desenvolver durante a "Semana da Leitura" é a iniciativa "Cadeias de Leitura", visando mobilizar diferentes participantes.
Partilhamos, com agrado, a cadeia de leitura dirigida à Direção do Agrupamento, contendo a participação do Diretor do A.E Manteigas. Esperamos que seja uma cadeia acarinhada por todos os elementos e que abra portas à participação de outras pessoas que com este órgão colaboram.
Não é o programa de rádio da RFM, mas podia ser, porque celebra-se hoje, dia 8 de março, o "Dia Internacional da Mulher" e há vozes que nos/vos marcam e são decisivas no percurso escolar e de vida de cada um de nós/vós.
O E@D não foi um obstáculo para assinalar a efeméride com a dignidade que a mesma merece. Assinalar esta data reveste-se da maior importância, porque ainda se observam no mundo muitas situações em que as mulheres têm direitos e deveres diferenciados dos homens. Homens, mulheres ... somos, acima de tudo, Seres Humanos. Não devia ser a nossa natureza biológica a definir os direitos e deveres a que estamos vinculados. Urge educar para a igualdade de género, para o respeito e dignidade da pessoa humana. Pretendemos, enquanto escola promotora de direitos, liberdades e garantias, universalmente vinculativos, conferir destaque a esta data, homenageando todas as mulheres. Neste sentido a Biblioteca Escolar do AE Manteigas desafiou 3 professoras a realizarem uma breve declamação, dado que estamos também na Semana da Leitura. As professoras envolvidas foram mais longe e trespassa no vídeo o empenho com que se entregaram à tarefa. O resultado é um vídeo que nos emociona e profundamente nos toca.
Apresentamos o excelente trabalho/vídeo realizado e desafiamos a nossa comunidade, em especial os nossos alunos, a identificarem as professoras que dão voz aos poemas.
14: 30 - Encontro em linha com Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães
Hoje, dia 08 de março, o primeiro dia da "Semana da Leitura", entre as 14h30 e as 15h30, através da plataforma Zoom, mas com transmissão via YouTube e Facebook do PNL2027, convidamos-te a conhecer melhor duas grandes escritoras da literatura infantojuvenil portuguesa. Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães são as dinamizadoras desta sessão e esta atividade é dirigida aos alunos que frequentam os 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico.
A Educadora São Direito dá voz a mais uma bela história que envolve um elefante que se sente muito infeliz, por que a cor da sua pele é diferente dos outros elefantes. Assim, resolve ir à procura de amigos que também sejam azuis.
Conhece o desenvolvimento desta história encantadora assistindo ao vídeo que se segue.
A Equipa da Biblioteca Escolar agradece a partilha e a disponibilidade de todos os envolvidos.