25 de novembro de 2019

25 NOVEMBRO | DIA INTERNACIONAL PELA ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES



Fotografia de Grupo
Já nos habituámos a ouvir dizer que “uma imagem vale por mil palavras”. Assim, esperamos que esta fotografia espelhe o envolvimento do AEM na defesa de valores de cidadania. 
Hoje, "Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres", damos voz a esta causa.
Partilhamos, com todos os envolvidos, uma palavra de carinho e apreço pelo gesto e empenho demonstrados. OBRIGADO!
Foi um momento coletivo e ao mesmo tempo individual, porque procurou promover leituras simbólicas em cada um dos envolvidos e na sociedade...
Elevámos na mão um lenço branco, porque o branco simboliza a paz e queríamos dizer bem alto BASTA! Os números adiantados pela APAV são  assustadores e não poderíamos ficar indiferentes.
“Estatísticas APAV: Vítimas de Violência Doméstica 2013-2018. Neste período, a APAV registou um total de 43.456 processos de apoio a pessoas vítimas de violência doméstica. Estes valores traduziram-se num total de 104.729 factos criminosos.”
In: https://apav.pt/apav_v3/index.php/pt/2149-25-novembro-2019-dia-internacional-pela-eliminacao-da-violencia-contra-as-mulheres


Também distribuímos flores.
As flores servem para agradar e são geralmente utilizadas para "pedir desculpa"! 
O vídeo “Hoje Recebi Flores” demonstra uma situação que nos obriga a refletir sobre a violência doméstica num prisma diferente...



No entanto, a distribuição de flores teve outro objectivo – alertar para a situação de Yasaman. Yasaman ousou entregar flores numa carruagem de metro no Irão, exclusiva para mulheres, sem o lenço islâmico, que é de uso obrigatório, motivo pelo qual foi e continua presa.  Assim, este gesto pretendeu também alertar para a necessidade de recolher assinaturas para as causas referidas na página da Amnistia Internacional.
Não fiquem indiferentes!

22 de novembro de 2019

A nossa escola quer salvar vidas!


    

Yasaman Aryani

     Caros alunos, pais, encarregados de educação e restante comunidade civil. No próximo dia 25 de novembro comemorar-se-á o "Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres", alertando para os vários casos de violência contra as mulheres, nomeadamente casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos. 

     Assim, em simbiose com a solidariedade internacional, vamos em jeito simbólico trazer um lenço branco e tirar uma fotografia conjunta em sinal de protesto. 

     Ainda no âmbito da Educação para os Valores, o projeto RIBALTA da BE, em  trabalho colaborativo com todos os departamentos do AEM, vai apoiar a iniciativa da Amnistia Internacional "Maratona de Cartas", tal como no ano transato, com o intuito de recolher o máximo de assinaturas a favor de: Yasaman Aryani, do Irão¨*1; Sarah Mardini e Seán Binder, da Grécia; Magai Matiop Ngong, do Sudão do Sul, Sumook Ubaldo das Filipinas José Adrián do México.
     Desta forma, apelamos a todos para assinarem as causas suprarreferidas e partilharem o link da Amnistia Internacional pelas vossas redes sociais, utilizando o código da nossa escola 7L21, em - https://www.amnistia.pt/peticao/16-anos-de-prisao-por-defender-os-direitos-das-mulheres/
As Coordenadoras de Línguas e de Matemática e Ciências Experimentais, e a equipa da BE
*1 «Yasaman ousou entregar flores numa carruagem de metro no Irão, exclusiva para mulheres, sem o lenço islâmico que é de uso obrigatório. Tudo aconteceu no Dia Internacional da Mulher, a 8 de março. Yasaman, uma atriz que adora escalar montanhas, enfrentou as leis do Irão num corajoso ato de desobediência civil». in:https://www.amnistia.pt/

20 de novembro de 2019

O Dia Mundial da Filosofia: "Alegoria da Caverna do séc XXI".

Em 2002 a UNESCO instituiu o Dia Mundial da Filosofia, como resultado da necessidade da humanidade refletir sobre os acontecimentos atuais, fomentando-se o pensamento crítico, criativo e independente, contribuindo assim para a promoção da tolerância e da paz. Desde então, este dia é celebrado em todo o mundo na terceira quinta-feira do mês de novembro, que este ano terá lugar a 21 de novembro.
Para assinalar a data, os alunos de filosofia, 11.º ano, realizaram trabalhos em vídeo. Apresentamos hoje, um desses trabalhos - "Alegoria da Caverna do séc  XXI" - e esperamos que gostem.
Não deixem de assistir, porque a abordagem temática está muito original!



Errata: Aos 47 segundos onde se lê "E. Kante", deve ler-se "Immanuel Kant".

Aniversário da Convenção dos Direitos da Criança.

Esta quarta-feira assinala-se o aniversário da Convenção dos Direitos da Criança. 
Os direitos fundamentais de qualquer criança do mundo ficaram, desde 1989, assentes em 54 artigos e quatro pilares fundamentais: direitos à sobrevivência, direitos relativos ao desenvolvimento, direitos relativos à protecção e direitos de participação. 
Portugal ratificou a Convenção em 1990. 
A Biblioteca Escolar não ficou à margem desta celebração e partilha algumas imagens alusivas à celebração desta data.


14 de novembro de 2019

Ainda Sofia ...



Poema AS ONDAS  com interpretação original da aluna Ema, 5.º ano.

11 de novembro de 2019

Dia de São Martinho pelo grupo de teatro ...

No dia de São Martinho o grupo de teatro surpreendeu os alunos de 1.º Ciclo e pré-Escolar com a declamação de provérbios alusivos ao dia e castanhas "quentes e boas".



8 de novembro de 2019

Centenário de Sophia de Melllo Breyner Andresen


HÁ MUITO


Há muito que deixei aquela praia
De grandes areias e grande vagas
Mas sou eu ainda quem na brisa respira
E é por mim que espera cintilando a maré vasa.

(Dual, 1972)