19 de junho de 2020

Trabalhos dos alunos da professora Fátima Silva

O ano letivo está quase no fim e o cansaço e o desejo de férias começa a despontar. Contudo, os trabalhos que recebemos continuam a ser surpreendentemente criativos e não revelam qualquer tipo de "aborrecimento".
Embarca nas aventuras realizadas pelos alunos da professora Fátima Silva, que gentilmente partilhou esses trabalhos com a nossa comunidade leitora.

Mas, e se os textos se misturassem todos... 

"Num laboratório, no rés-do-chão de um majestoso edifício de uma grande empresa farmacêutica portuguesa, encontram-se vários cientistas rodeados de tubos de ensaio, microscópios e as mais diversas ferramentas ...
Antonieta: (preocupada) - Ai, não sei o que havemos de fazer. Já há uma semana que não se passa nada, aqui em Manteigas.
Zéquinhas: (A tentar inventar algo que mude o mundo.) - Hoje é o dia… vamos inventar algo que mude a vida das pessoas. Vamos impressionar o mundo inteiro.
(Choveram de imediato muitas ideias...)
- Sapatos com um guarda- chuva, para resolver o problema dos pés molhado
- Melhor! Um guarda-chuva Mágico!
- Um carro voador!
- Vamos inventar uma vacina!
- Na sala de reuniões da empresa “Tudo se faz”.
Diretor da Empresa: Estamos aqui nesta reunião de chefes porque sabemos que o grupo, que trabalha com os problemas fez uma nova descoberta. Rachel, conte o que fizeram estes meses que passaram.
João (sussurra) - É uma grande oportunidade para nos aventurarmos!
Marta: com um sorriso na cara - Claro, vamos por mãos à obra, porque temos muito trabalho pela frente.
Dr. Filipe: Então vamos. Não podemos perder mais tempo.
Pedro: Vamos ao trabalho amigos, vamos ajudar quem precisa!
Capitão Smith, fardado, entra na sala e pergunta desconfiado...
- Vamos então começar a ver os resultados. Eu fico com os quinze primeiros..."

Este texto é um agregado de excertos e foi construído, partindo de diferentes histórias originais - Clica aqui para teres acesso a todos os textos e descobre a que trabalhos pertencem.

Nota do desenvolvimento da atividade, nas palavras da professora Fátima Silva: «No âmbito da disciplina de português, articulando com Oficina de Escrita do #EstudoEmCasa, propôs- se aos alunos a atividade: "O dramaturgo és tu!". Os alunos de 5.º e 6.º anos escreveram, atendendo ás seguintes instruções um texto dramático, entre 140 e 200 palavras, imaginando um grupo de investigadores que fez uma descoberta que vai mudar o mundo, por exemplo, a descoberta de uma vacina, de um carro voador, de um objeto que fale …»

Sem comentários: