No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974, tivemos o prazer de receber na nossa escola (2º/3ºciclos e secundária de Manteigas), no passado dia 21 de novembro um senhor que foi preso político e opositor ao regime do Estado Novo, Domingos Abrantes Ferreira. Foi preso político por um total de 11 anos, tendo passado pelas prisões do Aljube, Caxias e Peniche. Participou numa das fugas mais emblemáticas ocorridas durante o Estado Novo, quando fugiu da prisão de Caxias juntamente com outros presos políticos.
A conversa aberta foi composta por duas sessões, uma da parte da manhã, destinada aos alunos do 9ºano e ensino secundário e outra da parte da tarde para os alunos do 2º ciclo, 7º e 8º ano.
Esta sessão iniciou-se com um momento musical, com três músicas de intervenção de Zeca Afonso, pelo Sr. Luís Serra.
Ao longo desta conversa, o Sr. Domingos Abrantes falou do que era a vida do povo português antes do 25 de abril, das muitas dificuldades que este enfrentava e da falta de liberdades que se vivia. Passou de seguida a falar da sua experiência pessoal, do modo como foi preso e das torturas que passou na prisão. Ressaltou a importância que reveste a data do 25 de abril na conquista das liberdades e da democracia.
No final os alunos colocaram questões, esclarecendo assim a sua curiosidade e tornando a conversa mais enriquecedora.
O Agrupamento de Escolas de Manteigas e em particular o DCSH, agradece ao Sr. Domingos Abrantes a sua vinda à nossa escola e também a toda a comunidade educativa a sua participação nesta iniciativa, que foi sem dúvida um momento muito importante nas comemorações deste marco histórico da democracia do nosso país.
(Texto: Fernanda Paiva)
Sem comentários:
Enviar um comentário