25 de outubro de 2009

Semana Europeia das Línguas


O Dia Europeu das Línguas foi criado durante o Ano Internacional das Línguas, em 2001.
Todos os anos, o dia 26 de Setembro passou a ser uma forma de juntar as pessoas, através da Europa inteira, na celebração da diversidade linguística, riqueza inestimável da Humanidade.
O Departamento de Línguas do Agrupamento comemorou, entre os dias 29 de Setembro e 1 de Outubro, a Semana Europeia das Línguas.
A Biblioteca Escolar decidiu juntar-se a esta iniciativa e, em colaboração com o Departamento de Línguas, promoveu actividades que contaram com a participação dos alunos do 1º Ciclo deste Agrupamento.

Alunos do 5º ano visitam a Biblioteca


No início do ano lectivo, os alunos do 5º ano vieram conhecer a Biblioteca Escolar, acompanhados pela professora de Língua Portuguesa, Maria de Fátima Silva.
À sua espera tinham a professora bibliotecária do Agrupamento, que distribuiu o Guia do Utilizador e explicou como funciona a Biblioteca.
Falou-se de livros e de leituras e discutiram-se os direitos inalienáveis do leitor, proclamados por Daniel Pennac na sua obra Como Um Romance.
No final, os alunos receberam um livro de oferta, acção concretizada no âmbito do Plano Nacional de Leitura e do Programa “Ler+ para vencer 2009/2010”, com o intuito de promover a leitura e o contacto com os livros.

Mês Internacional da Biblioteca Escolar


Desde o ano passado que se comemora o Mês Internacional da Biblioteca Escolar por decisão da IASL (International Association of School Librarianship). Neste mês, as bibliotecas escolares têm por norma organizar um conjunto de actividades que envolvam toda a comunidade escolar, de modo a torná-las mais conhecidas e a motivar para a sua utilização.
Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, este ano subordinado ao tema “School Libraries: The Big Picture”.
A RBE decidiu, por sua vez, que o dia 26 de Outubro será, por excelência, o dia das Bibliotecas Escolares em Portugal.
Aproveitamos, por isso, esta data tão importante para dar a conhecer o nosso blogue.