24 de abril de 2015

Palestra do meteorologista Vitor Baía sobre o Clima

 Decorreu em abril, na biblioteca, uma palestra com o meteorologista Vitor Baía sobre o Clima. Este conhecedor da Serra da Estrela acompanha grandes alpinistas nos Himalaias, enviando-lhe previsões meteorológicas para as suas expedições, a montanhas de mais de 8000m. Começou em 2001 com o amigo João Garcia e actualmente tem dezenas de alpinistas de todo o Mundo que usam as previsões de VITOR BAIA METEO.
É Praticante de Montanhismo desde 1981 e de Parapente desde 1990.
No final foi feita a entrega do prémio do "Concurso sobre Alterações Climáticas" ao aluno Tiago Mendes do 5.º ano turma A.



17 de abril de 2015

Videoconferência com vários cientistas nacionais.

Realizou-se no passado dia 14 de abril a 2.ª parte da formação em jornalismo científico em parceria com o clima@edumedia da Faculdade de Letras do Porto. Foram realizadas pelos alunos várias entrevistas a cientistas nacionais por meio de videoconferência. A videoconferência é adequada em todas as situações de colaboração em tempo real em que dois ou mais participantes se encontrem separados geograficamente.


16 de abril de 2015

Exposição de ilustração

    Esteva patente ao público no Agrupamento de Escolas de Manteigas uma exposição de ilustração da AJUDARIS de grande qualidade, com desenhos dos melhores ilustradores portugueses e venda dos seus livros com histórias escritas por crianças.
    Os alunos da pré-escola e do 1.º ciclo escreveram uma história colaborativa subordinada ao tema "Valores" no âmbito do projeto  "Histórias Ajudaris".
     O livro é uma casa encantada que junta contos escritos por 7000 crianças autoras orientadas por professores generosos em contexto de sala de aula. Os contos são pincelados por artistas iluminados.
     Os fundos conseguidos com a venda dos exemplares revertem em prol dos projetos sociais em desenvolvimento.

8 de abril de 2015

Semana da Leitura - Palavras do Mundo

Exposição dos cartazes elaborados para o concurso «Palavras do Mundo em Cartaz» que decorreram de leituras livremente realizadas.




17 de março terça-feira
  9:30h “Formação em jornalismo científico”- Clima@EduMedia - Dr.ª. Cláudia Azevedo,  da Faculdade de letras do Porto
 12:05 h “Agricultura Biológica”
Dr. André Barbosa-Quercus-Guarda
 15:15h “Sexualidade e Afetos” - enf. Rogério Batista 


















18 de março  quarta-feira
 10:30h Teatro de  Marionetas “O pinóquio” pré-escolar
 12:05h “Ler para quê? Viagens com letras”
            Dr.ª Ana Margarida Fonseca da ESTEG
 12:50h  A importância da Leitura” - Dr. ª Graça Sardinha da UBI
 15:15h  A  Cultura e o  consumo “ e stand-up comedy
             DrNuno Jerónimo Amaral da UBI


























19 de março quinta-feira
10:25h“ Tenho coisas a dizer! 
Como influenciar a decisão política
  Dr. Luís Filipe Madeira da UBI
  Leitura de poesia pela Professora Paula Barata 




15:15h Filme “Adeus Pai”
destinado  aos alunos e famílias com o apoio do Plano Nacional do Cinema



20 de março sexta-feiraHistórias sem corantes” -Tiago Pereira

















Exposição dos trabalhos realizados para o concurso "Palavras do mundo". 
O trabalho vencedor foi realizado pelo aluno Duarte Carvalhinho.

Projeto Ciência na Escola da Fundação Ilísio Pinho

O Agrupamento de Escolas de Manteigas participou no "Projeto Ciência na Escola" da Fundação Ilísio Pinho e foi selecionada pelos júris regionais para a fase de desenvolvimento. O projeto "Manteigas e os seus recursos naturais sustentáveis, aliados à tecnologia como forma de diminuição da pegada ecológica" está a ser desenvolvido através de várias atividades.
Realizou-se uma sessão de sensibilização sobre "Agricultura Biológica" na biblioteca do Agrupamento de Escolas de Manteigas, dinamizada pela  Quercus da Guarda, na pessoa do  Dr. André Barbosa, herbalista na empresa Flor da Giesta em Celorico da Beira e com formação em  comércio internacional do Iscia. 
No final foi feita uma sementeira de de ervas aromáticas. A Agricultura Biológica consiste no processo de produção de frutas ou vegetais de alta qualidade, usando práticas sustentáveis de cultivo, sem impactos nocivos na Natureza, ou tentando minimizá-los.













Decorreu em março, na escola uma feira de plantas de framboesas envasadas. 
O envasamento foi feito com recurso a material reciclado (garrafas de água) pelos alunos do 5.º ano de escolaridade. Estas plantas devem ser plantadas no início da primavera. 
Os recursos obtidos nesta atividade servirão para realizar uma visita de estudo ao Ecomuseu em Belmonte dia 21 de Abril.



Os alunos da pré-escola e 1.º ciclo assistiram na biblioteca ao visionamento de um vídeo de sensibilização às alterações climáticas.