25 de janeiro de 2016

Sessão Escolar do Parlamento Jovem

    Ângela Guerra, deputada da Assembleia da República pelo círculo eleitoral da Guarda e advogada esteve presente, no dia 25 de janeiro, na Escola de Manteigas no âmbito projeto "Parlamento Jovem". 
   Os temas deste ano são: para o ensino secundário “Portugal assimetrias litoral/interior. Que soluções?” e para o ensino básico “Racismo, Preconceito e Discriminação. Ao debate.”

     A Escola Básica de Manteigas elegeu nas sessões  escolares realizadas no dia 20 e 21 de janeiro, 5 deputados do ensino básico  e 3 deputados do ensino secundário para estarem presentes na Sessão Distrital.
Os alunos apresentaram os projetos de recomendação que irão ser debatidas na sessão distrital.

8 de janeiro de 2016

Descoberta dos elementos químicos


A International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC) anunciou, em 30 de dezembro de 2015, o reconhecimento da descoberta dos elementos químicos 113, 115, 117 e 118, com os nomes provisórios Uut, Uup, Uus e Uuo, respetivamente.
O 7.º período da Tabela Periódica fica, assim, completo.

As equipas responsáveis pelas descobertas são oriundas do Japão, da Rússia e dos EUA e são agora convidadas a participar no processo de atribuição de nomes definitivos e dos respetivos símbolos químicos, que culminará com a sua inclusão na Tabela Periódica.


5 de janeiro de 2016

Feira do Livro

    Decorreu nos dias 15 e 16 de dezembro a feira do livro na escola sede do Agrupamento de Escolas de Manteigas de forma a incentivar a comunidade educativa a adquirirem livros que iniciem ou enriqueçam a sua biblioteca pessoal. 
   Esta feira teve também como objetivos proporcionar um contato vivo e direto com grande número de títulos adequados às diferentes idades, incentivar o manuseamento e a apreciação dos livros expostos, por parte dos alunos, para se habituarem a fazer escolhas fundamentadas.