17 de dezembro de 2020

Tertúlias de Leitura

 As professoras de português projetaram, para este ano letivo, o desenvolvimento de um projeto de leitura inovador e em articulação com a Biblioteca Escolar.

Este projeto consiste na apresentação oral de um livro, selecionado autonomamente pelo aluno, para a sua turma e professores no espaço da Biblioteca Escolar. Os alunos, fora do ninho da sala de aula, têm a oportunidade de apresentar, para um público mais alargado, as pesquisas realizadas sobre o livro, resumo do mesmo, explicar porque selecionou aquele livro e recomendar, ou não, a sua leitura.

Para além da apresentação pública será construído um Padlet "resumo", partilhado posteriormente no blog da BE.

As turmas da professora Helena Pereira, participantes no projeto, durante o 1.º Período, foram criativas na forma como apresentaram os livros. 


O projeto "Tertúlias de Leitura" visa promover:

Sentido crítico mais apurado - quando desenvolvemos o hábito da leitura, ganhamos competências para analisarmos de forma mais racional e inteligente os fatos que acontecem ao nosso redor, formulando opiniões, conceitos e construir sugestões de forma autónoma.

Expansão do vocabulário - o contacto com a leitura permite conhecer novas palavras e termos, tornando o vocabulário ainda mais amplo, rico, permitindo melhorar a expressão oral.

Melhor expressividade escrita - a escrita melhora à medida que se desenvolve o hábito constante da leitura. 

Maior capacidade de persuasão - a leitura aumenta também a capacidade de persuasão, porque permite debater argumentos com mais consistência., promovendo a qualidade nas relações interpessoais. Conseguimos também compreender melhor e aceitar o universo do outro, passando a respeitar o seu modo de ser e agir, efetivamente e na prática.

Abertura e disposição para aprender com o outro - outro grande benefício que a leitura nos oferece é o estímulo, a abertura e disposição para novas opiniões e pontos de vista diferentes dos nossos. 

Expansão do repertório cultural - A leitura  permite expandir o repertório cultural, pois através dela adquirem-se  novos conhecimentos, sobre os mais diversos assuntos, sem sair do lugar.

Percebemos que é um projeto que permite trabalhar, de forma contínua, o autodesenvolvimento dos alunos no âmbito académico e pessoal. 



15 de dezembro de 2020

Projeto "Desafia-te" - Desafio n.º 4

 


Os desafios desta última semana de aulas do 1.º Período reservam uma dupla possibilidade de aprendizagem.

You will be able to solve these challenges!

11 de dezembro de 2020

Projeto "Desafia-te" - Soluções do 3.º Desafio

 


Enfeites de Natal Solidários


Este projeto tem por base a singularidade de dois elementos naturais que caracterizam Manteigas: pedras e madeira… Não foram escolhidos ao acaso! Imprimem simbologias que partilhamos convosco.
Numa primeira leitura, pretendíamos dar destaque aos elementos naturais existentes na “Serra da Estrela”.
Numa segunda interpretação, esta remete para as vivências pessoais/sociais que experienciamos, com maior amplitude/relevância, dada a proximidade de uma data tão especial, que é o Natal. 
No nosso percurso de vida deparamo-nos, certamente, com algumas “pedras” que condicionam a nossa caminhada! Saibamos nós olhar para as pedras que atravessam o nosso caminho e ter a mesma capacidade transformadora que tiveram as famílias que construíram estes trabalhos. Partindo da mesma base, souberam projetar e concretizar “enfeites” tão diferentes, mas todos igualmente sublimes. Parabenizamos veementemente os envolvidos, porque esta foi uma iniciativa que nasceu do encontro de diferentes vontades.
Agradecemos, portanto …
ao Prof. Biscaia e outros colaboradores locais na recolha das pedras/madeira;
à direção, professores, funcionários do AEM pela sua disponibilidade e mobilização;
às famílias pelo “SIM” incondicional ao desafio, transformando pedras em arte;
ao município de Manteigas, na figura do Sr. Presidente da CMM, pelo acolhimento da exposição. 
Se no início era apenas uma pedra, hoje, graças a todos os intervenientes, construiu-se uma exposição, reiterando a clara mensagem de que “juntos somos mais fortes”. 
Bom Natal a todos!

A Equipa da Biblioteca Escolar
Agrupamento Escolar de Manteigas

3 de dezembro de 2020

"Enfeites de Natal Solidários"

 



Partilhamos as imagens dos trabalhos recebidos até ao momento. As imagens falarão por si, contudo não poderíamos deixar de felicitamos as famílias pelo excelente trabalho realizado :) 

Dia 3 de dezembro - Dia Internacional das Pessoas com Deficiência


 

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se anualmente a 3 de dezembro.

A data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência, e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar, para que se crie um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência, seja ela física ou mental.

A Biblioteca Escolar associa-se a esta efeméride, articulando com o Departamento de Educação Especial a atividade "Veste a camisola da Inclusão. # mas =", sensibilizando para a temática através da dinamização da leitura do livro " O Livro Negro das Cores". 




Projeto "Desafia-te" - Desafio n.º 3

 A Equipa da Biblioteca Escolar continua a "DESAFIAR" a tua capacidade criativa para resolver esta dupla de enigmas.

Boa sorte!


2 de dezembro de 2020

Enfeites de Natal Solidários - Carta aberta


 A equipa da Biblioteca Escolar saúda todas as famílias ...

Aproxima-se a celebração Natalícia, a festa da família por excelência! O momento aguardado com mais ansiedade pelos nossos alunos. 

Será um Natal diferente, seguramente! Contudo, em comunidade procuraremos reforçar o que de mais positivo se destaca nesta época: família, afetos e solidariedade.

Apresentamos o desafio "Enfeites de Natal solidários". Este projeto visa envolver pais, filhos, avós... na elaboração de decorações de Natal, desafiando a criatividade das famílias e promovendo a partilha de momentos que ficarão guardados no coração.  

O desafio será transformar uma base natural (pedra, madeira ... às quais podem acrescentar tecido, pintura, colagens, etc.),  em decorações Natal que, depois de expostas, possam ser vendidas ao preço simbólico entre 0.25€ a 1€ nos dias (15, 16 e 17 de dezembro na Escola Sede). 

Tendo em atenção os feriados, acreditamos que estes possam ser momentos oportunos para a realização dos trabalhos, permitindo-nos recolher e organizar a exposição com algum tempo.

A solidariedade deste projeto é visível em diferentes vertentes:

A alteridade demonstrada por todos os envolvidos nos diferentes momentos, desde a recolha das pedrinhas (Prof. Biscaia em articulação com colaboradores locais); distribuição das mesmas pelos professores; participação de todos os professores/ funcionários/alunos e os últimos neste ciclo, mas os primeiros no papel transformador desta iniciativa, as "famílias".  

O dinheiro angariado reverterá para a aquisição de materiais para o departamento de Educação Especial, comprometendo-nos a divulgar na comunidade, pelos meios expeditos, o que foi adquirido com a verba realizada.

Esperamos que acolham esta iniciativa com o espírito natalício e que partilhem com a Biblioteca Escolar fotografias vossas (da família) com o trabalho final. De facto, muitas vezes, não conhecemos o rosto de quem colabora connosco e nos oferece parte do seu tempo, da sua arte... "Enfeites de Natal Solidários" pretende aproximar escola/"meio familiar". Assim gostaríamos muito de associar os trabalhos recebidos/expostos a uma "família". Com as fotografias recebidas realizaremos um vídeo que será apresentado publicamente na exposição e nos dias de venda na escola. manteigas.be@gmail.com

Agradecemos antecipadamente a Vossa colaboração!

Votos de Saúde,

A equipa da Biblioteca Escolar