9 de março de 2010

Leituras Partilhadas


No "Dia sem Computadores", assistiu-se, na Biblioteca, a uma interessante partilha de leituras durante os intervalos.
O primeiro a participar nesta actividade foi o Director do Agrupamento, Renato Madureira Alves, que escolheu o escritor José Luís Peixoto para apresentar aos alunos. Para o efeito, leu um excerto da obra intitulada Cal, deixando transparecer o seu gosto pela leitura e por este escritor em particular. Aproveitou para elogiar a iniciativa do "Dia sem Computadores", por acreditar que, muitas vezes, os computadores desviam a atenção dos alunos de outros objectos igualmente importantes, como os livros, e alertou ainda para os perigos associados à utilização da Internet e das redes sociais.
Seguiu-se a professora Paula Barata, que leu, de forma emocionada e cativante, excertos da obra Pedro Alecrim, de António Mota.
No último intervalo do dia, coube à professora bibliotecária do Agrupamento, Eulália Pereira, partilhar com os alunos uma das leituras da sua vida: O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry. A partir da leitura de pequenos excertos da obra e da exploração de algumas aguarelas do autor, chamou a atenção dos alunos para a importância de «cativar» os outros e mostrou-lhes que "o essencial é invisível aos olhos".

Sem comentários: