31 de março de 2014

2.º passeio de BTT - Agrupamento de Escolas de Manteigas


Regulamento do 2.º Passeio Guiado de BTT
Lista de Inscritos

Decorreu no dia 7 de maio, o 2.º Passeio Guiado do Agrupamento de Escolas de Manteigas, organizado pela Biblioteca e pelo Departamento de Educação Especial.
Os 30 participantes percorreram cerca de 25 km (Cruz das Jogadas - Sr.ª da Assedasse - Salgueiro de Baixo - Covão da Ponte - Rio Mondego - Cruz das Jogadas - Manteigas) durante a tarde de quarta-feira e demonstraram muito entusiasmo.
O reforço foi na capela da Sr.ª da Assedasse à sombra de um mostajeiro e de carvalhos.






21 março, dia Mundial da Poesia e da Árvore

Para comemorar o dia Mundial da Poesia e da Árvore, os alunos escreveram poemas em folhas de cartolina e colocaram-nos num ramo de árvore. Decorreu ainda na biblioteca na audição de “Poemas sobre a natureza” de José Fanha.

         No âmbito da comemoração do dia da poesia, a professora de língua portuguesa do 6.º ano, dinamizou uma atividade de escrita de poemas sobre um objeto pessoal. 
O vencedor foi o poema da aluna Carlota Craveiro, da turma  A.

O meu livro

O meu livro
passa páginas sem eu querer,
pois quer ser livre
e não me deixa escrever.

O meu livro gosta de passear,
principalmente na minha mochila,
e gosta de cantar
sempre que estamos na fila.

Apaixonou-se pela borracha
e está sempre a distrair-se,
está-me sempre a agradar,
para ver se o deixo sair.

Já não sei o que fazer,
para o sossegar.
se alguém souber como o ajudar,
para o  recuperar.                               
                             Carlota Craveiro 6.º A

Exposição de Pintura de José Santos Aguilar


Reunião do projeto Comenius na biblioteca

As tradições da Páscoa

     No mês de março, decorreu na biblioteca do 1.º ciclo e na EB1 de Sameiro uma atividade sobre as tradições da Páscoa, tendo sido posteriormente lida a obra “Para onde foram os ovos da Paulina” de  Alessia Garilli.
    Os alunos encontraram nas ilustrações deste livro ideias para a pintura de ovos de Páscoa.

Conto musical e escrita de poesia visual

No mês de janeiro a biblioteca, em colaboração com os docentes,  exploraram nas escolas do 1.º ciclo e na pré-escola o conto musical “A arca do tesouro” de Alice Vieira, com a orquestra metropolitana de Lisboa.
Os alunos desenvolveram posteriormente a escrita de poemas visuais.

Alice Vieira  recebeu em 1979, o Prémio de Literatura Infantil Ano Internacional da Criança com Rosa, Minha Irmã Rosa; em 1994, o Grande Prémio Gulbenkian, pelo conjunto da sua obra. 
Foi indicada, por duas vezes, como candidata portuguesa ao Prémio Hans Christian Andersen (o mais importante prémio internacional no campo da literatura para crianças e jovens). Alice Vieira é uma das mais importantes escritoras portuguesas para jovens, tendo ganho grande projeção nacional e internacional


18 de março de 2014

Dia do Pai

Hoje em vésperas de dia do pai, os alunos do 1.º ano leram aos meninos da pré-escola a obra “O meu Pai” de Anthony Browne, seguidamente a professora bibliotecária e o docente do 1.º ano exploraram a obra “Sabes que também podes ralhar com os teus pais?”de Maria Inês Almeida,  sobre a relação de pais e filhos.

11 de março de 2014

Conversa com o Prof. Dr. Luís Maia sobre "Drogas como evitar?"

      Decorreu no dia 10 de março, um encontro na Biblioteca entre alunos do 8.º e 9.º anos e  o prof. Dr. Luís Maia (doutorado em Neuropsicologia Clínica pela Universidade de Salamanca; docente da Universidade da Beira Interior; psicoterapeuta e autor de vários livros, entre os quais “E Tudo Começa no Berço!”,  “Educar sem Bater”, publicados pela PACTOR, e “Avaliação e Intervenção Neuropsicológica”, publicado pela LIDEL.
     Foi um discurso forte e comovente, muito apreciado pelos alunos que procurou alertar para o papel da responsabilização pessoal em prol do desenvolvimento social humano e para o perigo das drogas e de outras adições.