24 de janeiro de 2020

Clube de Cinema - Cidadania



No passado dia 23 de janeiro, foi inaugurado o Clube de Cinema da nossa escola com as turmas do 8.º e 11.º anos. No âmbito da Educação para a Cidadania, os alunos puderam visualizar e debater o filme "Amistad" (realizador: Steven Spielberg; ano: 1997). A atividade teve como principal propósito uma reflexão profunda sobre os direitos humanos. O filme, remontando ao século XIX, retrata com um profícuo realismo a luta de um conjunto de escravos negros pelo reconhecimento da sua humanidade. Num tempo onde, por vezes, damos por adquiridos certos valores tais como a liberdade e a igualdade, é importante compreendermos as tragédias e dramas históricos que estiveram na sua origem e que fazem com que a luta possa tomar outros contornos e renovadas nuances para o nosso tempo.  

Sinopse do filme:
Neste filme Steven Spielberg foca a questão da escravidão e os conflitos étnicos surgidos a partir deste problema. É um filme baseado em fatos verídicos que relata a trajetória de um grupo de 53 negros aprisionados por traficantes de escravos até o retorno ao continente africano.

Podes consultar informação mais detalhada sobre o filme e contexto histórico em que decorreu esta situação em: https://www.recantodasletras.com.br/resenhasdefilmes/255005






Sem comentários: