27 de novembro de 2021

Literacia Digital - O que é o Plágio?

O que é o Plágio?

O plágio acontece quando alguém reescreve frases, citações ou conceitos de outros autores sem fazer referência ao autor dos mesmos. 
De facto, quando elaboramos trabalhos efetuamos pesquisas que nos permitem construir e ampliar o conhecimento sobre o tema em estudo. No entanto, não podemos "copiar e colar" o trabalho de alguém e assumir como nosso. Quando realizamos um trabalho o objetivo é, utilizando palavras nossas,  exprimir aos outros o nosso pensamento/posição crítica sobre a temática definida. A concretização destas tarefas parte, muitas vezes, da leitura de estudos de outras pessoas que, antes de nós, realizaram. Neste sentido, é importante constar no nosso trabalho as referências bibliográficas utilizadas, incluir citações de estudiosos conceituados para dar maior credibilidade ao nosso trabalho, cuidar dos aspetos formais do próprio trabalho, citando apenas alguns aspetos a que tens de dar atenção.
Diz não ao plágio e "sê original" nos trabalhos que realizas. Este infográfico, disponível na página da RBE, dá algumas sugestões que ajudam a combater o plágio e a melhorar os teus trabalhos académicos.


Sem comentários: