As professoras de português projetaram, para este ano letivo, o desenvolvimento de um projeto de leitura inovador e em articulação com a Biblioteca Escolar.
Este projeto consiste na apresentação oral de um livro, selecionado autonomamente pelo aluno, para a sua turma e professores no espaço da Biblioteca Escolar. Os alunos, fora do ninho da sala de aula, têm a oportunidade de apresentar, para um público mais alargado, as pesquisas realizadas sobre o livro, resumo do mesmo, explicar porque selecionou aquele livro e recomendar, ou não, a sua leitura.
Para além da apresentação pública será construído um Padlet "resumo", partilhado posteriormente no blog da BE.
As turmas da professora Helena Pereira, participantes no projeto, durante o 1.º Período, foram criativas na forma como apresentaram os livros.
O projeto "Tertúlias de Leitura" visa promover:
Sentido crítico mais apurado - quando desenvolvemos o hábito da leitura, ganhamos competências para analisarmos de forma mais racional e inteligente os fatos que acontecem ao nosso redor, formulando opiniões, conceitos e construir sugestões de forma autónoma.
Expansão do vocabulário - o contacto com a leitura permite conhecer novas palavras e termos, tornando o vocabulário ainda mais amplo, rico, permitindo melhorar a expressão oral.
Melhor expressividade escrita - a escrita melhora à medida que se desenvolve o hábito constante da leitura.
Maior capacidade de persuasão - a leitura aumenta também a capacidade de persuasão, porque permite debater argumentos com mais consistência., promovendo a qualidade nas relações interpessoais. Conseguimos também compreender melhor e aceitar o universo do outro, passando a respeitar o seu modo de ser e agir, efetivamente e na prática.
Abertura e disposição para aprender com o outro - outro grande benefício que a leitura nos oferece é o estímulo, a abertura e disposição para novas opiniões e pontos de vista diferentes dos nossos.
Expansão do repertório cultural - A leitura permite expandir o repertório cultural, pois através dela adquirem-se novos conhecimentos, sobre os mais diversos assuntos, sem sair do lugar.
Percebemos que é um projeto que permite trabalhar, de forma contínua, o autodesenvolvimento dos alunos no âmbito académico e pessoal.